Esta época do ano, que vem depois do Natal, traz consigo uma nova era de vendas, durante a qual os cibercriminosos aproveitam o aumento do volume de transações digitais para lançar campanhas de phishing em busca de novas vítimas. A Check Point no ano passado, as tentativas de phishing aumentaram alarmantes 40,9%, com a criação de 1,5 milhão de novos sites de phishing todos os meses.
“O phishing, que é um tipo de ciberameaça através da qual um cibercriminoso tenta, fraudulentamente, coletar informações confidenciais que fingem ser uma empresa ou pessoa confiável, é um dos tipos de golpes cibernéticos de computador mais usados no mundo. Esse tipo de ataque tem uma grande porcentagem de sucesso, já que milhares de pessoas são vítimas de golpes por meio de e-mails que oferecem grandes descontos, vantagens exclusivas etc.”, diz Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point do Brasil. “Muitos cibercriminosos aproveitam os tempos de recuperação das transações econômicas digitais para lançar campanhas de phishing e, assim, maximizar o impacto de suas atividades fraudulentas. Portanto, é essencial conhecer alguns aspectos básicos para lidar com esse tipo de risco cibernético e impedi-los”, acrescenta Falchi.
Dicas para evitar phishing:
“O phishing é uma das ameaças mais antigas no mundo da cibersegurança e, embora esteja em um nível de desenvolvimento tecnológico mais baixo do que as novas gerações de ataques cibernéticos, sua taxa de sucesso permanece muito alta. No entanto, evitar seus efeitos é uma questão de um conceito básico simples: prevenção. Na Check Point destacamos que, quanto mais cautelosos, mais informados e mais os usuários pensam antes de clicar, maior será seu nível de proteção contra esses tipos de riscos”, conclui Falchi.
Além disso, a empresa também alerta para a necessidade de ferramentas de proteção que nos ajudem a navegar com segurança. A Check Point possui o software ZoneAlarm Exteme Security, cuja extensão gratuita Anti-Phishing Chrome Extension verifica e exclui sites antes que o usuário insira suas informações pessoais, alertando-os sobre se é um site seguro para uso ou um site de phishing. O ZoneAlarm também oferece, em sua versão Extreme Security, proteção contra mais tipos de ataques cibernéticos, como o registro de pressionamentos de teclas, software de resgate ou infecção por vírus e malware avançados.
Texto: