Varejistas e consumidores já estão prontos para as festas de fim de ano. No entanto, de acordo com dados da ACI Worldwide, eles também precisam se preparar para um aumento esperado de 30% nas tentativas de fraude durante esse período, em comparação ao ano passado. Os dados são baseados nas centenas de milhares de transações de grandes varejistas que são analisadas constantemente pela plataforma da ACI e oferecem bons insights para que comerciantes e os consumidores saibam como se proteger contra a atividade fraudulenta nesta temporada de férias.
Entre as principais descobertas, estão:
“As tentativas de fraude têm aumentado a níveis alarmantes, por conta da combinação de crimes de roubo de identidade e tomada de contas, além da fraude familiar”, conta Erika Dietrich, diretora global de risco de pagamentos da ACI Worldwide. “Os fraudadores continuam com foco em eletrônicos e eletrodomésticos e preferem receber os itens o mais rápido possível. Por isso, é essencial que consumidores e varejistas se protejam durante a temporada de compras de fim de ano.”
– Compre em sites com boa reputação. Uma boa maneira de checar se o site é seguro é procurar pelo ícone do cadeado em seu navegador, na hora de digitar dados sensíveis;
– Mantenha seu smartphone bloqueado e tenha senhas complexas, especialmente em portais de compra online;
– Não use a mesma combinação de e-mail e senha em todos os seus cadastros. Se uma de suas contas for tomada por um fraudador, ele pode invadir todas as demais e o estrago será ainda maior;
– Para famílias com crianças pequenas, vale ter uma senha ou proteção extra nas compras online, a fim de evitar fraudes familiares;
– Não compartilhe dados financeiros por e-mail ou telefone. Faça isso apenas nos portais de instituições seguras e confiáveis;
– Monitore seus gastos com cartões de débito e crédito. Tenha alertas automáticos, que avisam sempre que uma nova compra é feita com seu cartão.
Texto: