O comércio eletrônico brasileiro deve estar atento aos ataques com uso de robôs automatizados durante os próximos meses, dois dos mais importantes para e-commerce por conta das vendas da Black Friday e do Natal, segundo a Signifyd. Ao analisar os cenários dos meses anteriores, a empresa alerta para a necessidade de atenção com as fraudes originadas por ataques de bots nas próximas semanas de novembro, as mais esperadas pelo comércio eletrônico.
A julgar pelos números de novembro de 2022, no Brasil foram detectadas 92% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o mesmo ano. No México, o segundo maior mercado de comércio eletrônico na América Latina e que ocupa o primeiro lugar em fraudes da região, apresentou 86% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o país neste ano.
As análises da empresa mostraram que o primeiro trimestre de 2023 teve o maior númeiro de ataques com bots no Brasil até agora. A Signifyd identificou 61% mais fraudes com o uso de robôs automatizados em comparação ao segundo período do ano. Assim, de forma decrescente, o segundo trimestre apresentou 53% mais fraudes com bots do que o terceiro, que apontou menos fraudes em 2023, até o momento.
Além disso, fevereiro foi o mês com mais fraudes de bots no ano no Brasil, seguido de janeiro e maio de 2023. Foram 119% mais fraudes desse tipo na rede da Signifyd do que a média por mês até outubro deste ano. As liquidações pós Natal, o Carnaval e o Dia das Mães aquecem as vendas online e atraem também a atenção dos fraudadores.
“Atualmente, as redes de fraudes contam com profissionais e recursos especializados para desenvolverem infinitas possibilidades de ataques. Os ataques de bots, além de imprevisíveis, acontecem muito rápido e de forma sucessiva, de tal modo que o prejuízo que podem causar pode ser inestimável”, observa Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd no Brasil.
“Para combater esses ataques e evitar prejuízos, os recursos de proteção utilizados pelos e-commerces devem estar sempre um passo à frente das técnicas utilizadas pelos fraudadores. Se os fraudadores já utilizam tecnologia avançada para cometer fraudes, o e-commerce que não faz o mesmo, certamente estará em desvantagem”, finaliza.
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