Reino Unido crê no envolvimento da Coreia do Norte em ciberataque

Ministro da Segurança britânico, Ben Wallace, revela que há suspeita de participação desse país no ataque cibernético “WannaCry” de maio, que interrompeu funcionamento do NHS, Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra

Por: Redação, ⌚ 27/10/2017 às 17h31 - Atualizado em 27/10/2017 às 17h31

O Reino Unido disse nesta sexta-feira que acredita que a Coreia do Norte participou do ataque cibernético “WannaCry” de maio, que interrompeu o funcionamento de empresas e serviços de governos de todo o mundo, incluindo o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS, na sigla em inglês).

 

O ministro da Segurança britânico, Ben Wallace, disse que o Reino Unido crê “com muita firmeza” que o ataque de ransomware partiu de um país estrangeiro.

 

“A Coreia do Norte foi o Estado que acreditamos estar envolvido neste ataque mundial aos nossos sistemas”, disse o ministro à rádio BBC.

 

“Podemos ter tanta certeza quanto possível – obviamente não posso dar detalhes de inteligência, mas é uma crença arraigada na comunidade e em vários países que a Coreia do Norte assumiu este papel”.

 

O WannaCry infectou mais de 300 mil computadores em 150 países em questão de dias, exigindo que as vítimas pagassem resgates começando em 300 dólares para voltar a ter acesso às suas máquinas.

 

Pesquisadores de segurança cibernética identificaram rapidamente um possível elo com a Coreia do Norte.

 

Mais de um terço dos 236 conselhos da NHS e estima-se que 19 mil consultas foram afetados, disse o Escritório Nacional de Auditoria britânico nesta sexta-feira em um relatório sobre o ataque.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS