Unochapecó aposta em tecnologia para aumentar segurança e a proteção de dados 

Com a implementação, instituição conseguiu reduzir o tempo de backup em 95% e acrescentou uma camada de proteção contra ataques de ransomware, além de melhorar a disponibilidade e a proteção de recursos essenciais da infraestrutura de TI

Por: Redação, ⌚ 23/06/2022 às 17h09 - Atualizado em 23/06/2022 às 17h09

A Veeam foi escolhida para melhorar a disponibilidade e a proteção da infraestrutura de TI da Unochapecó, uma das maiores instituições de ensino superior de Santa Catarina, com aproximadamente 9.000 alunos. Com o Veeam® Backup & Replication™, a organização reduziu o tempo de backup em 95% e acrescentou uma camada de proteção contra ataques de ransomware por meio de backups imutáveis nativos.

 

“Nosso antigo ambiente estava com dificuldade em acompanhar o crescimento dos volumes de dados, levando a backups cada vez mais longos”, disse Lissandro Hoffmeister, gerente geral de TI da Unochapecó. “Isso ameaçou nossa capacidade de fornecer serviços contínuos aos usuários”, completa. Alunos, professores e funcionários da Unochapecó dependem dos serviços de TI para realizar atividades, ministrar cursos e tratar de assuntos essenciais com a universidade. Com mais alunos fazendo aulas online e mais funcionários trabalhando em casa, a Unochapecó teve de garantir que todos possam acessar os recursos de que precisam a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Como muitas instituições em Santa Catarina foram afetadas por violações de dados recentemente, proteger os serviços da Unochapecó e os grandes volumes de dados que eles geram tornou-se uma prioridade. O objetivo era manter dados e serviços críticos disponíveis, mesmo no caso indesejado de um ataque de ransomware. A instituição já tinha um ambiente de recuperação de desastres e backup em funcionamento, mas alguns elementos precisavam ser atualizados. Além disso, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as organizações criptografem todos os backups e, se solicitado, apaguem os dados pessoais de indivíduos dos bancos de dados, incluindo quaisquer sistemas de backup.

 

Com a tecnologia implementada, a Unochapecó melhorou a disponibilidade e a proteção de recursos essenciais da infraestrutura de TI. A universidade usa a solução para fazer backup de aproximadamente 30 TB de dados em crescimento constante, espalhados por 110 máquinas virtuais VMware e servidores físicos Linux. Isso inclui uma instância de produção do banco de dados Oracle compreendendo 3 TB de dados, sem dúvida a parte mais crítica da infraestrutura da Unochapecó.

 

Entre as novas habilidades fornecidas para a Unochapecó está um backup mais rápido e confiável. A Veeam permitiu à Unochapecó reduzir a janela de backup de horas para minutos, garantindo que a universidade mantenha informações e serviços essenciais acessíveis aos alunos e funcionários sem demora. “Com a Veeam, reduzimos o tempo de backup em 95%”, disse Hoffmeister.

 

O Veeam Backup & Replication oferece ainda à Unochapecó uma camada adicional de proteção contra ataques de ransomware com backups imutáveis nativos. “Uma vez criado, um backup é imutável por pelo menos sete dias, portanto é impossível alterá-lo ou apagá-lo”, disse Hoffmeister. “No caso de um ataque de ransomware, isso significa que podemos restaurar os dados de um backup recente não comprometido e evitar o pagamento de um resgate.”

 

Passado o período de backup imutável, a Veeam permite atualizar registros individuais no backup. Esta funcionalidade é particularmente importante dada a nova legislação de proteção de dados do Brasil. “De acordo com a LGPD, quando um indivíduo envia uma solicitação de remoção de dados, temos 15 dias para excluir de todos os nossos sistemas, inclusive dos backups, ou corremos o risco de sermos multados”, explica Hoffmeister. 

 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS