Trend Micro produz estudo sobre padrão de segurança digital de carros

Relatório aborda conjunto de normas técnicas estipuladas pela ISO/SAE 21434, que determina padrões de cibersegurança para veículos automotivos conectados

Compartilhar:

A Trend Micro elaborou um estudo sobre a importância da adoção de padrões de cibersegurança para a indústria automotiva e para os carros conectados. Com base nas recentes determinações de padrões técnicos de segurança digital estipulados pela ISO/SAE 21434, o relatório Definindo o Padrão de Cibersegurança para Carros Conectados (Setting the Standard for Connected Cars’ Cybersecurity), da Trend Micro, detalha todas as diretrizes para garantir a segurança cibernética dos automóveis tanto para o setor como para os usuários.

 

De modo a garantir padrões e normas de segurança cibernética para veículos automotivos, a SAE, associação internacional de desenvolvimento de padrões para profissionais de engenharia, em conjunto com a ISO, Organização Internacional de Padronização, definiram na ISO/SAE 21434 as diretrizes globais para endereçar questões relacionadas à segurança cibernética de automóveis conectados. Após quatro anos da elaboração dos padrões para a indústria, o primeiro rascunho com o conjunto de diretrizes para assegurar o alto nível de segurança de carros conectados foi divulgado.

 

O estudo da Trend Micro que aprofunda essas normas ressalta que os carros de hoje estão estabelecendo novos padrões de uso e expectativas tanto para motoristas como para passageiros. Os veículos agora oferecem uma ampla variedade de utilidades, conveniência, informações, comunicação e opções de entretenimento. Nisso incluem acesso à internet, monitoramento remoto baseado em aplicativos, sistemas avançados de assistência ao motorista e até tecnologia de condução autônoma. “Essas mudanças não estão ocorrendo apenas sob o capô, onde os motores elétricos estão substituindo cada vez mais os motores de combustão. O rápido aumento e dependência de software usado em veículos nos últimos anos também mudou a maneira como as pessoas usam seus carros”, destaque o relatório.

 

A Trend Micro também apontou na pesquisa que mais de 80 empresas e organizações relacionadas à indústria automotiva participaram da elaboração da ISO/SAE 21434 para solucionar a falta de segurança cibernética. Com base nisso, o estudo analisou atentamente o padrão definido, fornecendo um resumo, juntamente com as respectivas recomendações, levando em conta as tecnologias atuais. Isso inclui os desafios de segurança e as vulnerabilidades atualmente conhecidas. “A indústria automotiva está produzindo mais carros conectados e em ritmo acelerado para atender à demanda, deixando a segurança cibernética em segundo plano”, anota o relatório.

 

O estudo destaca que o Sistema Inteligente de Transporte (ITS, na sigla em inglês), se sustenta em recursos complexos, incluindo computação em nuvem e rede de comunicação de quinta geração (5G). “O ITS também conta com sistemas e componentes antiquados de controle industrial, para detecção de veículos, fornecimento de relatórios meteorológicos e sinalização de trânsito – alguns deles datados de quarenta anos ou mais”, avalia o estudo. “Essa profunda heterogeneidade torna difícil o problema da segurança cibernética. Os sistemas automotivos geralmente são as aplicações mais complexas voltadas para o segmento de Internet Industrial da Coisas (IIOT). Quaisquer problemas de segurança da informação corroem a confiança do público nessa importante e fundamental infraestrutura”, continua o relatório.

 

Para endereçar essas questões, a  ISO/SAE 21434 descreve um modelo para proteger a cadeia de suprimentos da tecnologia automotiva, validando a integridade do processo de desenvolvimento, detectando vulnerabilidades e ataques de cibersegurança em sistemas automotivos, além de gerenciar a implantação de correções conforme necessário. O estudo da Trend Micro reforça que as normas baseiam-se em décadas de trabalho em segurança da informação. “Ao aplicar esse conjunto de conhecimentos ao caso automotivo, o padrão levará o setor a um mundo de carros conectados mais seguro e confiável”, diz o relatório.

 

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Fevereiro tem nova queda no número de fraudes no Brasil, aponta Serasa Experian

Security Report | Overview

IA Generativa expande alcance das campanhas cibercriminosas, aponta relatório

A Apura desenvolveu um novo reporte levantando os principais ataques cibernéticos envolvendo IA aplicados em 2023. De acordo com a...
Security Report | Overview

Junk Gun: ransomwares de baixa qualidade ganham mercado na Dark Web

Na contramão da tendência do ransomware como serviço (RaaS), golpistas desta modalidade se infiltram na dark web com baixos preços...
Security Report | Overview

Ataques cibernéticos mirando OT aumentam em 2023

Em todo o mundo, grupos de ransomware têm intensificado ataques em redes de tecnologia operacional; especialistas alertam sobre medidas de...