Tentativas de fraudes no e-commerce crescem quase o dobro das vendas online no RJ

Levantamento revela que estado representa cerca de 10% das vendas em e-commerce em todo país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes

Compartilhar:

A Konduto revelou que, no Rio de Janeiro, as tentativas de fraudes cresceram quase o dobro em relação às vendas online analisadas no 1º quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período no ano passado. Neste período, enquanto as tentativas de fraudes frustradas cresceram cinco vezes (404%), as vendas apresentaram aumento de mais de três vezes (240%).

 

Vale destacar que o estado carioca representa cerca de 10% das vendas em e-commerce em todo país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes online. O Rio de Janeiro, no entanto, não é o estado brasileiro com maior participação no total de vendas online e de tentativas de compras “fake”. Esse posto pertence a São Paulo. No entanto, São Paulo tem uma participação maior no total de vendas por e-commerce (33%) do que sua quota (31%) nas tentativas de fraude online evitadas no Brasil primeiro trimestre de 2022.

 

Aumento nos pedidos fraudulentos em relação a 2021

 

Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas online. Foram analisados quase o triplo (196%) de pedidos em relação ao mesmo período de 2021, enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram pouco mais que o triplo (214%) na mesma comparação.

 

Até aqui, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes com um índice três vezes maior (204%) e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, a Konduto registrou o dobro (117%) de pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado.

 

Menor número de vendas e fraudes aos domingos

 

Os dados nacionais da empresa também revelaram que durante o 1º tri de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo online, quando apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia. Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude.

 

Hora do almoço é terreno fértil para fraudes

 

Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas. Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.

 

“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia novo Centro de Competência em SI

Conhecimentos gerados nos Centros vão apontar novos caminhos para atender aos desafios futuros impostos ao setor industrial. Iniciativa receberá investimento...
Security Report | Overview

71% dos brasileiros não reconhecem uso de deepfake em vídeos

Segundo estudo apresentado pela Kaspersky, o dado mostra o nível de sofisticação que as ferramentas do tipo atingiram, representando um...
Security Report | Overview

Planejamento e comunicação com business ainda são desafios dos CISOs?

De acordo com dados do Gartner, os investimentos em Cibersegurança devem crescer exponencialmente no próximo ano, movidos por um cenário...
Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...