SITA confirma ataque cibernético

Companhia tomou medidas imediatas para controlar incidente e contatar os clientes afetados das companhias aéreas que usam o serviço SITA PSS para administrar os cartões de fidelidade

Compartilhar:

A SITA, uma empresa responsável pelo armazenamento dos dados de fidelidade dos passageiros de diversas companhias, confirmou em nota divulgada para a imprensa que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança de dados envolvendo informações de passageiros que foram armazenados nos servidores da empresa, que administra cartões de fidelidade de diversas empresas aéreas ao redor do mundo.

 

Após o incidente de segurança de dados, ocorrido em 24 de fevereiro de 2021, a empresa tomou medidas imediatas para contatar os clientes SITA PSS afetados e todas as organizações relacionadas.

 

“A SITA agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção direcionadas. O assunto continua sob investigação contínua da Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética”, diz o comunicado divulgado.

 

Security Report disponibiliza o comunicado oficial da SITA sobre o incidente em tradução livre:

 

“A SITA confirma que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança de dados envolvendo certos dados de passageiros que foram armazenados nos servidores do SITA Passenger Service System (US) Inc.. Passenger Service System (US) Inc. (“SITA PSS”) opera sistemas de processamento de passageiros para companhias aéreas.

 

Após a confirmação da gravidade do incidente de segurança de dados em 24 de fevereiro de 2021, a SITA tomou medidas imediatas para contatar os clientes SITA PSS afetados e todas as organizações relacionadas.

 

Reconhecemos que a pandemia COVID-19 levantou preocupações sobre ameaças à segurança e, ao mesmo tempo, os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados e ativos. Este foi um ataque altamente sofisticado.

 

A SITA agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção direcionadas. O assunto continua sob investigação contínua da Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança da SITA com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética.

 

Se você for cliente de uma companhia aérea e tiver uma Solicitação de Acesso do Titular dos Dados em relação ao tratamento de seus dados pessoais, essa solicitação deve ser feita diretamente a essa companhia aérea de acordo com o GDPR e a legislação de proteção de dados. A SITA não pode responder diretamente a tal solicitação.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Especialistas apontam que infraestrutura crítica segue como alvo essencial no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia...
Security Report | Overview

80% dos líderes corporativos se preocupam com segurança de dados na IA Generativa

Executivos admitem ausência de uma estrutura de governança; apenas 10% se sentem preparados para compliance regulatório...
Security Report | Overview

Fevereiro tem nova queda no número de fraudes no Brasil, aponta Serasa Experian

Security Report | Overview

IA Generativa expande alcance das campanhas cibercriminosas, aponta relatório

A Apura desenvolveu um novo reporte levantando os principais ataques cibernéticos envolvendo IA aplicados em 2023. De acordo com a...