SI é um problema para empreendedores

Conforme estudo da EMC, mais da metade dos negócios enfrenta dificuldades envolvendo falhas de segurança de dados e muitos estão tendo prejuízos para se adaptar

Por: Redação, ⌚ 09/08/2016 às 14h42 - Atualizado em 05/09/2016 às 15h51

Recentemente, um estudo chamado EMC Global Protection Index 2016, realizado pela Vanson Bourne, sobre backup corporativo em 18 países, mostrou que as organizações ainda falham na hora de executar a proteção de seus dados. De acordo com o relatório, diversas empresas não estão preparadas para novas ameaças e estão tendo prejuízo para se adaptar. Em comparação com o EMC Global Data Protection Index 2014, 13% mais empresas sofreram perda ou interrupção de dados nos últimos 12 meses.

Os dados apresentados no estudo indicam que independente do tamanho e porte do negócio, todos estão suscetíveis a ataques e que alguns cuidados com as informações ainda são negligenciados.

Uma das soluções para os empreendedores pode ser a adesão de um sistema que vem ganhando maior notoriedade no mercado, a plataforma em nuvem ou ERP. Além de facilitar o manuseio de dados, o ERP também pode ser útil na proteção das informações sigilosas, utilizando criptografias e softwares específicos para implementação de segurança.

“Há poucos anos atrás o pequeno empreendedor não tinha condições de bancar uma infraestrutura sólida de TI, em virtude dos altos custos exigidos para manutenção de pessoal e atualização da tecnologia constantemente. A gestão em nuvem cresce no mercado por tornar viável o acesso a serviços de TI e Segurança da Informação a um custo proporcional a realidade do negócio.”, diz Tiago Rosa, desenvolvedor de sistemas e diretor da SIGE Cloud, empresa especializada em sistema de gestão de pequenos e médios negócios.

O que poucas pessoas sabem é que para garantir a segurança dos dados há certos cuidados que podem sim melhorar a capacidade de proteção da empresa. Para auxiliar os empreendedores a manter os dados protegidos, Tiago Rosa destaca algumas dicas para não cair em armadilhas de hackers e nem ter surpresas com vazamento de dados.

Evite cópias e backups manuais

Fazer cópias manuais dos arquivos em discos rígidos externos ou pendrives não é uma estratégia eficaz. Além de serem sujeitos a degradação por conta de quedas, variações de temperatura e demais situações eventuais, esses dispositivos possuem uma vida útil relativamente curta, ou podem ser furtados e extraviados. Dados realmente importantes para empresas devem ser protegidos por soluções profissionais de backups para empresas, que possuem políticas específicas definidas para os documentos e para a realidade do negócio.

Definição de acesso aos funcionários

Uma das precauções vem de dentro do próprio empreendimento, começando com os colaboradores. O colaborador é o profissional interno que, além de responsável por manter a imagem da empresa, irá contribuir para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é de suma importância que haja um controle de informações a qual ele está encarregado. Para que não haja nenhum problema interno com os dados, é possível encontrar serviços de nuvem que permitem o controle de acesso personalizado de acordo com a função do funcionário e até mesmo restringir os horários de acesso conforme for seu respectivo horário de expediente.

Proteção com softwares

Mesmo nos dias de hoje, antivírus e firewall são itens importantes. Vale à pena investir em dispositivos que controlam e analisam os acessos e conteúdos das máquinas interligadas pela rede. Outra alternativa é utilizar a linguagem criptografada, que pode impedir o vazamento de dados na hora de transferir arquivos e até trocas de e-mail. Outros itens importantes são a detecção de intrusos, IP Tables e gerenciamento de log.

Realização de treinamentos

Este item é um dos mais importantes, pois é nele que o empreendedor realizará um investimento para que não haja nenhum problema com seu sistema na hora da utilização de seus colaboradores. Treiná-los e capacitá-los a mexer no sistema em nuvem é imprescindível para que eles não tenham problemas na hora de manusear e dar algum deslize com dados sigilosos.



Newsletter

Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues
Wagner Barcelos
Alex Amorim

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS