Metade dos brasileiros já se esqueceu da senha 5 minutos depois de registrá-la

Pesquisa revela que 10% dos entrevistados admitiram usar a palavra senha na hora de cadastrar uma combinação em site ou aplicativo

Compartilhar:

Você já se esqueceu da senha que acabou de registrar em um site ou aplicativo? Pois saiba que não está sozinho. Segundo pesquisa C6 Bank/Ipec que ouviu 2.000 brasileiros das classes ABC com acesso à internet, quase metade (48%) já se esqueceu da senha cinco minutos depois de registrá-la.

 

Esse esquecimento talvez ajude a explicar a razão pela qual 33% dos entrevistados disseram que preferem usar códigos fáceis de decorar, mesmo sabendo que eles não são seguros. Para dar ideia da falta de segurança, 10% admitiram que usaram a palavra ‘senha’ na hora de salvar uma em site ou aplicativo.

 

“As combinações óbvias de senhas, como 1234 ou data de aniversário, são as primeiras a serem testadas por criminosos e justamente por isso devem ser evitadas”, diz José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank. “Use uma senha diferente para cada site ou serviço e evite reutilizar as mais importantes. Escolha combinações fortes, preferencialmente as alfanuméricas”.

 

Mas nem mesmo o esquecimento é motivo para continuar usando senhas fracas. “Existem gerenciadores de senha que ajudam as pessoas a se lembrar das combinações usadas para cada aplicativo. Esse recurso é mais prático e seguro, uma vez que exige a memorização de uma única senha de acesso que, por sua vez, pode ser mais complexa”, afirma Santana.

 

Boas práticas de segurança

 

Além de senhas seguras, recomenda-se que os usuários adotem boas práticas de segurança na hora de fazer transações pela internet, como usar, preferencialmente, a conexão 3G, 4G ou 5G de seus smartphones para acessar apps financeiros. Mas a pesquisa mostrou que 34% dos brasileiros já usaram uma rede pública de wi-fi para acessar a conta do banco ou fazer compras online.

 

“Essa não é uma boa prática de segurança, pois essas redes são mais vulneráveis e, por isso, mais fáceis de serem interceptadas por fraudadores”, afirma Santana. Segundo a pesquisa, outra medida que ajuda a evitar invasões é manter o sistema operacional do celular atualizado, o que já é um hábito de 86% dos entrevistados.

 

Redes sociais e conta de e-mail

 

A pesquisa revelou também que apenas 15% dos entrevistados já tiveram a conta de e-mail invadida. Esse percentual sobe para 21% quando são questionados sobre invasão em uma conta de rede social. Para diminuir os riscos, o especialista em cibersegurança do C6 Bank também orienta a utilizar, sempre que possível, a autenticação de dois fatores nos aplicativos.

 

A pesquisa C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 20 e 27 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

90% dos ataques a empresas começam com um e-mail de phishing, alerta estudo

Em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails e a previsão é que esse número cresça até 17,8%...
Security Report | Overview

Veeam conclui aquisição da empresa de resposta à incidentes Coveware

A Coveware by Veeam seguirá trazendo serviços de resposta a incidentes de extorsão cibernética e preparação proativa de empresas para...
Security Report | Overview

Terceirizados se consolidam como brecha eficaz de ataque, aponta vendor

Trabalho conjunto e rapidez na detecção de ameaças são fundamentais para resposta eficaz...
Security Report | Overview

Especialistas apontam que infraestrutura crítica segue como alvo essencial no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia...