Investimentos em segurança e gestão de riscos permanecerão positivos em 2020

Estudo recente do Gartner mostra que demandas de curto prazo em relação às ofertas de segurança em Nuvem e em função da expansão do trabalho remoto aumentarão no mercado

Por: Redação, ⌚ 29/06/2020 às 18h22 - Atualizado em 29/06/2020 às 18h22

foto-criado-por-onlyyouqj---br_fr

De acordo com o mais recente estudo do Gartner revela os investimentos mundiais em tecnologia e serviços de segurança da informação e de gestão de risco continuarão crescendo em 2020, mas em uma taxa menor do que o previsto anteriormente.

 

Espera-se que os investimentos em segurança da informação cresçam 2,4%, chegando a US$ 123,8 bilhões em 2020. Isso está abaixo do crescimento de 8,7% que o Gartner projetou na avaliação de dezembro de 2019. A pandemia de coronavírus está impulsionando a demanda de curto prazo em áreas como adoção de serviços Nuvem, tecnologias de trabalho remoto e medidas de redução de custos.

 

“Como outros segmentos de TI, esperamos que a segurança seja impactada negativamente pela crise da COVID-19”, diz Lawrence Pingree, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “No geral, esperamos uma pausa e uma redução do crescimento em software e serviços de segurança durante 2020”.

 

“No entanto, existem alguns fatores a favor de alguns segmentos do mercado de segurança, como o de ofertas e assinaturas baseadas em Nuvem, que estão sendo sustentados pelo modelo de demanda ou entrega pertinentes ao momento. Alguns investimentos com segurança não serão discricionários e as tendências positivas não podem ser ignoradas”, afirma.

 

Investimentos em segurança em todo o mundo por segmento, 2019-2020 (em milhões de dólares)

 

                                                                                                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

                                           Fonte: Gartner (junho de 2020)

 

A mudança em andamento para um modelo de entrega baseado em Nuvem torna o mercado de segurança um pouco mais resistente a uma crise, com uma participação média de 12% das implementações gerais de segurança no modelo Cloud em 2019, de acordo com uma pesquisa do Gartner. Os modelos de entrega em Nuvem atingiram bem acima de 50% das implementações em mercados como e-mail seguro e gateways da web.

 

Os equipamentos de segurança de rede, incluindo equipamentos de firewall e sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDPS), serão mais severamente afetados por cortes de gastos neste ano. Prevê-se também que os gastos dos consumidores com software de segurança diminuam em 2020.

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS