Eurocopa da UEFA é usada em golpes online

Cibercriminosos se aproveitam do entusiasmo dos fãs para vender ingressos falsos e pacotes de viagem que não existem

Compartilhar:

Dois dos maiores eventos do futebol – a Copa América Centenário e Eurocopa da UEFA – estão acontecendo este mês. “Fãs de futebol em todo o continente americano e na Europa estão tentando chegar o mais perto possível dos jogos, seja conseguindo ingressos para uma partida importante, ou pelo menos jogando games relacionados a esse esporte. Acontece que os cibercriminosos também são fãs de grandes eventos como estes, porque são momentos muito favoráveis para se aproveitarem do entusiasmo dos fãs”, diz Michael Salat, Gerente de Inteligência de Ameaças Móveis da Avast.

Cuidado com os golpes on-line

Eles se aproveitam justamente dos mais fanáticos, aqueles que ficam animados quando veem, por exemplo, ingressos para jogos importantes sendo anunciados na internet a preços mais baixos do que nos locais oficiais da Copa América e da UEFA: “Os cibercriminosos sabem perfeitamente quanto esses ingressos são desejados pelos torcedores. E para pegá-los, criaram sites de phishing, páginas de phishing em redes sociais e campanhas de e-mail para enganar as pessoas e fazê-las pagar por ingressos que não existem”, lembra Salat.

Segundo a Associação dos Governos Municipais da Inglaterra, há bilhetes falsos para jogos e outros eventos deste verão europeu sendo vendidos em redes sociais como Facebook e Twitter. Em março, a UEFA fez um alerta aos torcedores sobre a venda de ingressos falsificados e pacotes de viagem que não existem, recomendando que comprem apenas de revendedores confiáveis ou autorizados.

Seja cauteloso com os aplicativos móveis que você baixar

A equipe de malware móvel da Avast já localizou quatro aplicativos de jogos de futebol na loja Google Play que são praticamente imitações do popular aplicativo FIFA. Esses aplicativos simplesmente bombardeiam os usuários com anúncios, quando eles tentam jogar. Três dos aplicativos têm exatamente o mesmo nome, Soccer 2016, e o quarto é chamado Football 2016-2025. Os aplicativos deviam permitir que os usuários jogassem um bom game de futebol em seus smartphones, mas em vez disso exibem uma quantidade frustrante de anúncios. Eles parecem ter sido criados pelo mesmo desenvolvedor, mas foram enviados para o Google Play, sob diferentes nomes de autores – o desenvolvedor pode estar tentando desviar a atenção do fato de que ele publicou sozinho todos os aplicativos, para ganhar dinheiro através da exibição de anúncios para os usuários.

Embora esses aplicativos não sejam exatamente ‘malware’, eles se aproveitam das pessoas que estão no espírito do campeonato, despejando anúncios sobre elas para conseguir dinheiro.

Desfrute dos jogos sem correr quaisquer riscos

É compreensível que os fãs façam de tudo para conseguir ingressos para os jogos, mas isso não vale o risco de que se caia nas armadilhas on-line. Para evitar que percam o dinheiro para criminosos virtuais, Salat recomenda que só se comprem ingressos nos sites oficiais da UEFA e da Copa América e que só se compre transporte e hospedagem de sites confiáveis. “Se você está procurando um game para celular seguro e divertido, não se esqueça de ler cuidadosamente os comentários do aplicativo antes de instalá-lo e verifique se você tem também um anti-vírus no seu telefone”, completa.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Indústria foi a mais afetada por ransomware no primeiro trimestre, revela estudo

Empresas do ramo correspondem a 18% dos incidentes, de acordo com ISH Tecnologia. Ataques cresceram 10,6% em relação ao mesmo...
Security Report | Overview

Olimpíadas de Paris: a segurança cibernética não pode estar em jogo

Devido ao caráter mundial do evento, os jogos olímpicos de 2024 terão a Segurança da Informação como desafio crucial a...
Security Report | Overview

Novo vazamento do PIX pressiona organizações a ampliarem medidas de Segurança

Novo incidente envolvendo o método de pagamento fez o Banco Central orientar as organizações do país a seguir as normas...
Security Report | Overview

90% dos ataques a empresas começam com um e-mail de phishing, alerta estudo

Em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails e a previsão é que esse número cresça até 17,8%...