Cisco anuncia plataforma WAN Edge para nuvem segura

Companhia apresenta plataforma de borda de rede de longa distância (Wide Area Networking WAN) para fornecer acesso seguro e automatizado aos aplicativos

Por: Redação, ⌚ 21/10/2020 às 18h06 - Atualizado em 21/10/2020 às 18h06

A Cisco anunciou essa semana sua nova plataforma de borda da rede de longa distância (Wide Area Networking – WAN) para ajudar os clientes a acelerar a adoção da nuvem e oferecer conectividade segura e automatizada para aplicativos em nuvem, no data center e na borda.

 

Uma peça fundamental do portfólio de rede baseado em intenção da Cisco, a família Catalyst 8000 Edge oferece aos clientes uma plataforma de roteamento inovadora e de alta performance. Por meio de análises integradas, a nova plataforma oferece maior visibilidade dos problemas da rede ou do aplicativo e direciona decisões baseadas em informações para otimizar as experiências do usuário.

 

Conforme as organizações aceleram a adoção da nuvem e colocam mais potência de computação na borda para rodar uma maior variedade de aplicações e melhorar o desempenho, as equipes de TI se deparam com uma complexidade maior e perdem controle e visibilidade das aplicações que rodam em suas redes. Esses desafios estão restringindo a agilidade e a capacidade de proporcionar experiências conectadas seguras. A nova família de plataformas para a borda Cisco Catalyst 8000 transforma a borda WAN, ajudando os clientes a serem mais ágeis ao fornecer conectividade automatizada e segura para aplicações na nuvem, no datacenter e na borda.

 

“Com a proliferação de aplicações, cargas de trabalho e serviços tornando-se mais distribuídos entre a borda e nuvem, as organizações estão enfrentando novas realidades na WAN”, afirma JL Valente, vice-presidente, Product Management para Cisco’s Intent-Based Networking Group. “Ao construir arquiteturas de acesso multinuvem seguras, as organizações de TI precisam de agilidade para alterar a rota e escalar rapidamente de acordo com as necessidades do negócio. As plataformas de borda Cisco Catalyst 8000 fazem a ponte entre a borda da WAN e a borda da nuvem, propiciando uma conectividade segura e de alto desempenho com qualquer nuvem para usuários distribuídos, ao mesmo tempo dando visibilidade da TI e agilidade nos negócios.”

 

A nova plataforma permite que os clientes adotem soluções de nuvem a seu ritmo. Para aqueles clientes que buscam adotar uma arquitetura de Serviço de Acesso Seguro de Borda (SASE), o Cisco SD-WAN converge em uma única solução o SD-WAN gerenciado na nuvem e a segurança via nuvem. Para os clientes que precisarem de uma solução on-premises, é possível também implementar a solução completa de SD-WAN segura (SD-WAN Full-stack).

 

“O Adventist Health System tem tido uma necessidade crescente de serviços de alta performance na borda da WAN em todos os nossos hospitais e consultórios médicos, que são amplamente dispersos”, relata Ed Vanderpool, gerente técnico de TI da Adventist Health.  “Cada vez mais usada para aplicações baseadas na nuvem, telemedicina, imagens em altíssima definição e colaboração remota, nossa rede precisa oferecer conectividade segura, altamente resiliente e escalável, bem como permitir agilidade para que possamos atender as exigências da assistência ao paciente e do negócio. Para a expansão de nossa rede baseada em intenção, as plataformas de borda Cisco Catalyst 8000 cumprem todos os requisitos de uma solução flexível de SD-WAN que ofereça o desempenho, a visibilidade e a segurança necessários para essas experiências conectadas em tempo real.”

 

A família Catalyst 8000 foi projetada para tratar das questões mais prementes da borda da WAN atualmente, sendo flexível o suficiente para lidar com os desafios de amanhã. Três modelos estão disponíveis, criados para múltiplos casos de uso:

 

• Como solução SD-WAN de alto desempenho, a plataformas de borda da série Catalyst 8500 é ideal para datacenter, co-localização e agregação, contando com a opção de SD-WAN de mais alto desempenho do mercado, com portas de Ethernet 10G e 100G integradas em um “form Factor” composto por uma única e compacta unidade de A solução é movida pela terceira geração de processadores Quantum Flow da Cisco, um Circuito Integrado de Aplicação Específica (CIAE) proprietário, desenvolvido para fornecer alto desempenho, segurança completa e amplos serviços de rede.

 

• A plataforma de borda da série Catalyst 8300 é feita para lidar com a conectividade de borda em filiais, oferecendo acesso modular com uma diversidade de opções de conectividade para os clientes, de forma a entregar serviços sob demanda para que se adaptem rapidamente às mudanças exigidas pelo negócio. Também oferecem aos clientes um desempenho de serviço da SD-WAN até quatro vezes melhor do que os atuais Roteadores de Serviços Integrados (ISRs) da Cisco.

 

• O Software de Borda Catalyst 8000V apresenta todas as mesmas capacidades de software. Pode ser instalado na nuvem ou virtualizado em uma plataforma como a série 5000 de Sistemas de Computação em Rede Empresarial (Enterprise Network Compute System – ENCS) da Cisco.

 

A mobilidade sem fio via celular está se tornando crucial nas WANs modernas, e a Cisco está possibilitando a fácil migração para uma WAN sem fio 4G LTE Avançado e 5G:

 

• O Cisco Catalyst Cellular Gateway ajuda os clientes a instalar a WAN sem fio sem alterar a infraestrutura existente. Ele eleva o celular à opção principal de link SD-WAN, com conectividade no nível do gigabit com qualquer nuvem ou local. A versão inicial suporta velocidade de 4G LTE Avançado e CAT 18, com versões 5G em breve.

 

As séries Cisco Catalyst 8300 e 8500 e Cisco Cellular Catalyst Gateways já estão disponíveis, com a disponibilização do Cisco Catalyst 8000V programada para dezembro de 2020. Todas as soluções mencionadas acima, são oferecidas em modelo de subscrição flexível; assim, os clientes podem ter acesso contínuo às inovações da Cisco.

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS