Grande parte das empresas brasileiras ainda não adequaram suas regras à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo levantamento da consultoria ICTS Protiviti, 84% delas não estão preparadas para as novas regras de privacidade. A pesquisa mostrou que 31,8% do setor financeiro está pronto para as exigências da lei, apresentando um desempenho duas vezes maior do que os outros setores da economia brasileira, cuja média nacional foi de 15,2%.
Diante desse cenário, o Banco ABC Brasil, investiu na contratação da plataforma de gestão de privacidade, OneTrust, visando a adequação aos requerimentos da LGPD. Implementado em parceria com a Compugraf, o projeto foi idealizado para proporcionar maior segurança e confiabilidade de mercado.
Segundo o especialista em dados do Banco ABC, Rafael Novischi Kataoka, privacidade é um tema tratado com extrema importância pela instituição, e está presente em seu processo evolutivo. “Privacidade se tornou processo e política interna para seguir todas as boas práticas, garantindo governança e privacidade dos dados”, comenta.
Para que o projeto fosse implementado e atendesse às necessidades do Banco ABC, a equipe especializada da Compugraf, usando tecnologias de última geração da OneTrust, acatou os principais requisitos da Lei em menos de seis meses. “Nós realizamos o projeto em estreita parceria com os recursos do Banco ABC, sendo implementados os módulos que fazem todo o gerenciamento de dados pessoais, bem como o tratamento dos direitos dos titulares”, explica José Aparecido Anastácio, Engenheiro de Produto da Compugraf.
Para Kataoka, investir em privacidade é estar também um passo à frente da concorrência. “Operacionalizar e automatizar os processos de gestão de privacidade garante evoluções significativas para alavancar novos produtos e serviços do Banco ABC. É de extrema importância garantir a privacidade dos dados pessoais dos nossos clientes, parceiros e pessoas em geral”, explica.
Diante dessas mudanças, não é somente o banco o principal beneficiado com a implantação, mas também o cliente final. “Além de garantir a transparência dos dados fornecidos ao banco, disponibilizamos um canal digital para auxiliar em todas as necessidades dos nossos clientes e titulares dos dados, atendendo as demandas e garantindo um melhor relacionamento”, comenta o especialista em dados do Banco ABC.