Carvalima Transportes protege rede corporativa com Firewall de Próxima Geração

Uso da tecnologia SonicWall garante a segurança de um ambiente que atende 650 usuários somente na matriz, além de prestadores de serviços terceirizados que utilizam a rede da empresa

Por: Redação, ⌚ 31/07/2020 às 18h47 - Atualizado em 31/07/2020 às 18h47

A SonicWall anuncia os resultados que a Carvalima Transportes está conquistando com o uso das soluções de segurança da empresa. A Carvalima Transportes atende clientes em 13 estados (além do Distrito Federal), em mais de 3400 cidades brasileiras. Os veículos da Carvalima Transportes rodam 4700 quilômetros por dia, transportando cargas de cerca de 4500 clientes ao dia. A empresa inaugurou recentemente sua nova sede administrativa em Cuiabá, capital do Mato Grosso, com 10 mil metros quadrados de área construída. Esse é o local do novo data center da empresa.

 

Empenhada em construir um espaço totalmente digitalizado, a Carvalima Transportes implementou um cabeamento estruturado em fibra óptica (100 Gb/s) em toda a sede. Isso foi feito inclusive fora do data center. A meta era atualizar seu ambiente de TI e Telecom, que atende 650 funcionários, além de prestadores de serviços terceirizados que utilizam a rede da empresa. Os desafios de segurança, em especial, foram resolvidos com a implantação, no data center, do Firewall de Próxima Geração SonicWall NSa 3650 em HA (alta disponibilidade); nas três principais filiais da Carvalima Transportes foram instalados, ainda, os dispositivos SonicWall TZ 300 e SonicWall SOHO. A empresa utiliza, também, o SonicWall Capture SandBox e a plataforma SonicWall Global Management System.

 

A soma da nova infraestrutura de rede com a nova geração de soluções de segurança da SonicWall garante que o ambiente da Carvalima Transportes não sofra nenhum gargalo e ainda seja protegido de ameaças digitais. “Ganhei visibilidade sobre tudo o que trafega na nossa rede. A plataforma SonicWall faz a filtragem do tráfego da rede, realiza a proteção contra ameaças e intrusões e bloqueia arquivos e informações infectados, além de identificar acessos indevidos, oferecer recursos de antivírus e suportar as VPNs entre a sede e as filiais”, diz Marcos Antônio, gerente de TI da Carvalima Transportes.

 

Antes de adotar o SonicWall NSa 3650 em HA, a Carvalima Transportes trabalhava com uma versão anterior dessa tecnologia. O acelerado crescimento da empresa exigia a entrada em cena de uma solução mais robusta do que a anterior. A Carvalima Transportes estava satisfeita com a tecnologia SonicWall, mas buscava novos e mais poderosos recursos.

 

Um dos resultados conquistados foi a possibilidade de priorizar o tráfego da rede de acordo com a lógica dos negócios – os protocolos de aplicações críticas passam à frente de outros sistemas que possam sofrer um pequeno atraso. Outro ganho é o uso do SonicWall Capture SandBox, que identifica arquivos suspeitos e os “abre” virtualmente, para checar se o arquivo está livre de malware. “Isso é feito com uma boa performance, o que torna essa operação transparente para o usuário”.

 

Nessa busca, Marcos Antônio teve a oportunidade de visitar o site de outro grande usuário de SonicWall em Mato Grosso, um dos gigantes do agronegócio nacional. “Tive a oportunidade de verificar os resultados que essa tecnologia oferecia à essa empresa”, comenta. Isso facilitou a tomada da decisão pelo upgrade do Firewall de Próxima Geração da SonicWall. Com tudo operando de forma satisfatória na nova e muito digitalizada sede da empresa, Marcos Antonio brinca que, agora, o data center da Carvalima Transportes tornou-se uma referência em cultura digital no estado do Mato Grosso.

 

Para chegar a resultados como esse, Marcos Antônio contou com o apoio do time da Núcleo Tecno, parceira de negócios da SonicWall no Mato Grosso.  Empresa que já prestava serviços à Carvalima Transportes, a Núcleo Tecno atuou em todo o processo de renovação das soluções de segurança SonicWall, do projeto à implantação. A empresa segue prestando serviços: seu SNOC gerencia remotamente o ambiente SonicWall da Carvalima Transportes. A Núcleo Tecno é, também, responsável pelos Firewall de Próxima Geração implementados fora do data center, o nó central – são soluções que a Carvalima Transportes contratou em forma de serviços.

 

 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS