BNP Paribas investe em tecnologia para promover governança dos dados

Banco está implantando tecnologias que devem ser utilizadas nos serviços de Cash Management da instituição financeira

Compartilhar:

Com o objetivo de impulsionar a captação de novos clientes, aprimorar os processos e promover a governança dos dados, o banco BNP Paribas está implantando soluções tecnológicas da Axway que devem ser utilizadas nos serviços de Cash Management da instituição financeira. Essa linha de produtos e serviços ofertados, permite aos clientes fazer a gestão e/ou controle de seu fluxo de caixa para pagamento a fornecedores, impostos e concessionárias de serviços, recebimentos, investimentos e conciliação, e reconciliação financeira (em plataformas de geração de boletos, pagamentos diversos, e-commerce, entre outros).

 

No entanto, um dos desafios para captar empresas que utilizam o Cash Management de outros bancos é a mudança de padrão digital. Isso porque os arquivos financeiros são enviados em um formato diferente para cada instituição. Dessa forma, a troca pode significar um período de transição. “Por meio de uma solução da Axway, encontramos uma maneira do BNP Paribas se adaptar ao cliente em vez dele ter que se adaptar ao banco”, explica Ivo Katz, Head de Cash Management no BNP Paribas Brasil.

 

Batizada de BR Connect, a plataforma desenvolvida em conjunto com a Axway promove a integração entre os sistemas dos clientes e do banco, realizando uma “tradução” dos formatos que dispensa adequações adicionais. “Isso representa um grande ganho em time to market, facilitando o tempo de migração do cliente para o BNP Paribas e, principalmente, reduzindo os custos de desenvolvimento tecnológico e adaptação de nossos futuros clientes”, afirma Katz.

 

O projeto, cujo desenvolvimento teve início em 2019, já passou por todas as fases de aprovação e está em implantação em alguns clientes pilotos. A expectativa é de um aumento expressivo e rápido dos participantes, uma vez que o banco trabalha com cerca de 300 grupos econômicos e grande parte é vista como cliente em potencial. “Um dos grandes objetivos da solução é facilitar o onboarding. Você consegue trazer novos clientes para dentro do BNP Paribas sem que eles façam qualquer alteração em sua infraestrutura”, ressalta Marcelo Ramos, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Axway na América Latina.

 

Mais segurança e governança de informações

 

Como parte da solução de integração B2B, há um componente que coordena todo o fluxo de informações do Cash Management, permitindo que a instituição tenha acesso aos dados em todas as etapas das transações. De forma prática, o banco pode acompanhar o fluxo de envio dos arquivos de pagamentos e recebimentos dos clientes, desde o envio, melhorando a gestão, controle, e garantindo qualidade para o processamento desses arquivos. Também, por meio desta plataforma, o banco pretende compreender melhor o comportamento dos clientes, aprimorando serviços e detectando necessidades.

 

Com a expectativa de aumento do volume de transações, o aprimoramento tecnológico tem sido constante. “Com a solução, consigo ser responsável e ter gestão sob todo o processo”, afirma Katz.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Indústria foi a mais afetada por ransomware no primeiro trimestre, revela estudo

Empresas do ramo correspondem a 18% dos incidentes, de acordo com ISH Tecnologia. Ataques cresceram 10,6% em relação ao mesmo...
Security Report | Overview

Olimpíadas de Paris: a segurança cibernética não pode estar em jogo

Devido ao caráter mundial do evento, os jogos olímpicos de 2024 terão a Segurança da Informação como desafio crucial a...
Security Report | Overview

Novo vazamento do PIX pressiona organizações a ampliarem medidas de Segurança

Novo incidente envolvendo o método de pagamento fez o Banco Central orientar as organizações do país a seguir as normas...
Security Report | Overview

90% dos ataques a empresas começam com um e-mail de phishing, alerta estudo

Em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails e a previsão é que esse número cresça até 17,8%...