Avast reforça defesa contra ataques de ransomware em suas ofertas gratuitas e premium

Proteção aprimorada contra ransomware está agora disponível nas versões gratuitas e premium do Avast Antivirus

Por: Redação, ⌚ 07/08/2020 às 19h03 - Atualizado em 07/08/2020 às 19h03

A Avast lançou novas versões de seus produtos de segurança para enfrentar o recente aumento global de ransomware relacionado ao coronavírus. A Avast adicionou o Ransomware Shield, anteriormente disponível apenas no Avast Premium Security, ao seu popular Avast Free Antivirus, e introduziu o novíssimo Remote Access Shield no Avast Premium Security.

 

Nos últimos anos, a Avast monitorou um aumento nos ataques projetados especificamente para explorar o RDP (Remote Desktop Protocol), a fim de executar ataques generalizados de ransomware. Em março de 2020, no auge do lockdown devido à pandemia, a Avast observou um aumento de 20% nesses tipos de ataques globalmente. Com milhões de trabalhadores em todo o mundo utilizando o RDP diariamente para acessar remotamente sua rede corporativa, essa ferramenta se tornou um forte vetor de ataque cibernético.

 

Para aprimorar a tecnologia de detecção de ameaças existente, que protege os usuários do Avast Free Antivirus contra ransomware, a Avast introduziu uma camada extra que mantém os arquivos protegidos contra ransomware e outros programas maliciosos que tentam alterar arquivos. O Ransomware Shield impede que o ransomware e outros programas não confiáveis alterem, excluam ou criptografem fotos e arquivos confidenciais em pastas protegidas. O recurso protege imagens, documentos e outras pastas designadas contra alterações indesejadas e, assim, cria uma camada adicional de segurança.

 

Adicionalmente, as atualizações menores e que agora podem ser encontradas como parte do Avast Free Antivirus incluem:

 

• Fácil proteção da unidade USB – O Avast agora solicitará aos usuários que escaneiem as unidades USB ao conectá-las com o computador.

• Melhor proteção contra botnet – O Web Shield aprimorado impede que o malware se conecte com servidores mal-intencionados, por meio do dispositivo de um usuário.

 

Remote Access Shield para o Avast Premium Security

 

Para reduzir as vulnerabilidades do trabalho remoto, a Avast adicionou o Remote Access Shield para usuários do Avast Premium Security. O escudo protege os dados sigilosos com os seguintes recursos:

 

• Escolha quem pode acessar remotamente o computador protegido: os usuários agora podem definir quais endereços IP ou intervalos de IP específicos podem acessar seus computadores e a Avast bloqueará todos os outros IPs. Por padrão, o RAS já bloqueia IPs que não parecem ser legítimos;

• Bloqueio automático de qualquer ataque de força bruta, tentando quebrar as credenciais do computador protegido;

• Bloqueio automático das conexões que tentam usar as vulnerabilidades do trabalho remoto, como o BlueKeep, para controlar o computador protegido;

• Bloqueio automático das conexões do trabalho remoto, a partir de endereços IP de alto risco.

 

 



Newsletter

Alex Amorim
Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues
Graça Sermoud

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS