Evolução da Rede OT exige novas estratégias de proteção

Plataforma FortiGate permite implantação do Secure SD-WAN em setores como serviços públicos e energia, manufatura e transporte

Por: Redação, ⌚ 16/12/2020 às 18h43 - Atualizado em 16/12/2020 às 18h43

A Fortinet anunciou o lançamento dos primeiros dispositivos SD-WAN seguros do setor certificados para atuar em ambientes de tecnologia operacional (OT, da sigla em inglês).

 

O FortiGate Rugged 60F e o FortiGate Rugged 60F com firewalls LTE de próxima geração integrados foram desenvolvidos para locais não ambientalmente controlados, permitindo a fácil implantação da solução líder de mercado Secure SD-WAN da Fortinet em locais nunca antes possíveis para organizações de OT, em setores como serviços públicos e energia, manufatura e transporte.

 

“A convergência de OT e TI está mudando a forma como muitas organizações fazem negócios e também está abrindo novos riscos de segurança. É essencial que as organizações de OT implementem soluções de rede orientadas à segurança que forneçam conectividade segura e confiável, mesmo em ambientes remotos e hostis. A plataforma FortiGate Rugged 60F oferece SD-WAN seguro para permitir que os proprietários de sistemas OT adotem com segurança a inovação digital enquanto mantêm suas operações seguras e contínuas. Esta notícia dá continuidade ao compromisso da Fortinet em disponibilizar Secure SD-WAN para todas as bordas e verticais da rede”, diz John Maddison, EVP de Produtos e CMO da Fortinet.

 

Especialização

 

Mudanças fundamentais estão ocorrendo na maneira como os ambientes operacionais geram e coletam dados. Em setores como manufatura, energia e serviços públicos, petróleo e gás e outras infraestruturas críticas, suas localizações distribuídas tradicionalmente contam com linhas alugadas caras ou circuitos MPLS para fornecer comunicações seguras e confiáveis. A SD-WAN surgiu como uma solução moderna para organizações de OT para obter uma melhor experiência do usuário, gerenciamento simplificado e menor custo total de propriedade, mas a adoção desta tecnologia requer uma solução que atenda às necessidades específicas dos ambientes de OT, incluindo espaço, energia, segurança e requisitos ambientais.

 

“Não podemos permitir um erro operacional ou um ataque externo, porque temos gente trabalhando o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A implementação de uma solução de segurança em nossa infraestrutura crítica, como o Fortinet Secure SD-WAN, tornou-se essencial”, diz Andrés Koper, gerente de Manutenção da Planta da Sullair Argentina.

 

Fortinet leva SD-WAN para onde nunca foi antes

 

A plataforma FortiGate Rugged 60F é um dispositivo pioneiro que oferece os seguintes recursos para oferecer suporte a ambientes OT na implantação de SD-WAN com segurança:

 

• Tamanho reduzido: O FortiGate Rugged 60F combina SD-WAN líder do setor, roteamento avançado e segurança de firewall de última geração em um único formato compacto, permitindo que seja implantado em ambientes com espaço restrito. Isso tem o benefício adicional de reduzir custos e simplificar as operações para analistas de rede.

 

• Montagem e alimentação flexíveis: O FortiGate Rugged 60F foi projetado especificamente para implantação em locais de OT menores que exigem opções de montagem e alimentação diferentes das encontradas em gabinetes de cabeamento de TI tradicionais.

 

• Resistência: O FortiGate Rugged 60F foi projetado especificamente para funcionar em condições ambientais adversas, como temperaturas extremas, interferência eletromagnética, alta umidade e vibração extrema ou constante.

 

• Conectividade LTE embutida: Para locais remotos, o FortiGate Rugged 60F vem com uma opção para LTE embutida para fornecer uma opção de conectividade WAN adicional, bem como implementação e operação mais fáceis.

 

Fortinet oferece desempenho líder do setor para OT

 

Além de ser o único dispositivo Secure SD-WAN certificado para ambientes de tecnologia operacional, a plataforma FortiGate Rugged 60F oferece a mais alta segurança e desempenho de rede do setor. Equipado com o patenteado SOC4 SD-WAN ASIC da Fortinet, a plataforma FortiGate Rugged 60F oferece proteção de baixa latência, incluindo quebra de criptografia SSL e maior escala de VPN IPsec, além de recursos integrados de SD-WAN que são gerenciados pelo orquestrador SD-WAN intuitivo da Fortinet. A solução da Fortinet também é apoiada pela validação da indústria. A Fortinet foi nomeada uma Líder no Gartner Magic Quadrant para Network Firewalls e no Gartner Magic Quadrant para WAN Edge Infrastructure. Os mais novos aparelhos robustos da Fortinet também contam com o respaldo de 20 anos de experiência no setor, fornecendo soluções que atendem a necessidades, requisitos e restrições exclusivos dos ambientes de tecnologia operacional.

 

“Os clientes de tecnologia operacional exigem soluções seguras para suas iniciativas de inovação digital. O grupo de Cybersecurity Services da Schneider Electric oferece soluções com a tecnologia que melhor se adapta às necessidades de nossos clientes. A parceria com a Fortinet nos permite ajudar nossos clientes OT a implantar com segurança SD-WAN com soluções unificadas seguras, que reduzem os custos operacionais e simplificam o gerenciamento”, explica Jay Abdallah, VP de Serviços de Segurança Cibernética da Schneider Electric.

 

Rede orientada à segurança para tecnologia operacional

 

A Fortinet oferece uma abordagem de rede orientada à segurança para SD-WAN, unindo rede e segurança em uma solução SD-WAN segura com orquestração centralizada. Combinado com o Fortinet Security Fabric, isso oferece aos clientes uma solução que cobre toda a rede convergente IT-OT para fechar as lacunas de segurança do OT, fornecer visibilidade total e fornecer gerenciamento simplificado. Toda a linha de produtos FortiGate oferece controle de segurança cibernética e visibilidade em redes OT, com o anúncio de hoje de uma versão reforçada que estende esses recursos para permitir implantações em plataformas de petróleo, subestações elétricas, linhas de montagem, cargas marítimas e outras condições ambientais adversas.

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS