Você está pronto para a nova era da Segurança na nuvem?

TVD vai reunir CISOs para responder essa pergunta e destacar o que a convergência de SASE, Zero Trust e cloud podem fazer para uma nova jornada da SI em 2021. É amanhã, às 10h

Compartilhar:

2020, um dos anos mais desafiadores para a Segurança da Informação, está acabando e os CISOs já estão preparando as agendas de prioridade para 2021. Entre as tendências, Zero Trust e SASE são os conceitos mais promissores para uma nova era da Segurança na nuvem. O tema será debatido amanhã (18) na TVD, às 10h.

 

O conceito do Zero Trust, lançado em 2010 pela Forrester Research, tem como premissa não confiar em nada e controlar o acesso do usuário apenas para o que ele precisa. Com a evolução do mercado, no qual o SaaS representa 85% do tráfego na internet, é preciso que os times de Segurança conheçam os perfis e os diferentes tipos de usuários, dispositivos, aplicativos e formas de acesso e armazenamento de dados.

 

Além de um grande aliado para adequação à LGPD, o Zero Trust melhora o tempo de detecção e resposta de segurança e é uma prática que apoia o SASE (Secure Access Service Edge), serviço indispensável para as empresas que prezam pela segurança e chegou para transformar a visão geral da segurança cibernética.

 

“O SASE destaca uma nova era para a SI, pois trata-se da borda de segurança que se propõe a governar toda a “periferia” para as empresas. E envolve técnicas de machine learning, assim como comportamentos maliciosos dos usuários.  É feito um ‘coaching’ de segurança”, destaca Vinícius Mendes.

 

E no meio de desses dois conceitos, está a nuvem, um modelo que ganhou uma força nunca imaginada e pode auxiliar a Segurança em muitos aspectos. O Zero Trust não existe sem nuvem. O SASE nasceu na nuvem.

 

A cloud computing é tão promissora que até o cibercrime tira proveito. Na edição de agosto do Netskope Cloud and Threat Report, um estudo feito com base em dados anônimos de milhões de usuários globais durante o primeiro semestre de 2020, constatou que a adoção da nuvem por cibercriminosos como vetor de ataque continua a crescer, com a entrega de phishing e malwares pela nuvem reveladas como as duas técnicas mais comuns. Em 2020, 63% de malwares ocorreram em aplicações na nuvem, um aumento de quatro pontos em comparação ao final de 2019.

 

E como convergir Zero Trust e SASE para um ambiente de serviços na nuvem em prol da Segurança das empresas? É esse o destaque da Mesa Redonda, que será mediada pela jornalista e diretora editorial da Security Report, Graça Sermoud, e tem parceria da Netskope.

 

O evento será online e contará com a presença de Marcos Donner, CISO na Agibank; Ricardo Castro, CISO na SumUp; Rodrigo Jorge, CISO na Neoway; Rodrigo Rosa, Gerente de Defesa Cibernética na Petrobras; Rui Borges, Cyber Security na Vale; Ticiano Benetti, CISO na Natura; Thiago Cunha, Diretor Regional de Vendas da Netskope; e Vinícius Mendes, Diretor Regional de Vendas da Netskope.

 

As inscrições estão abertas e o debate será iniciado às 10h.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Construtora Barbosa Melo fortalece a Cultura de Cibersegurança

Em parceria com a Cisco, a organização mineira desenvolveu iniciativa interna para explicar aos colaboradores a importância da privacidade de...
Security Report | Destaques

Invasão ao Siafi tentou roubar R$ 9 milhões do Ministério da Gestão e Inovação

Em desdobramento das investigações sobre o mais recente incidente cibernético no governo Federal, a Folha de S. Paulo informou que,...
Security Report | Destaques

54% das empresas nacionais enfrentaram violações de segurança cibernética em 2023

De acordo com levantamento da ManageEngine, 1 em cada 4 organizações sofreu ciberataques no último ano com perdas financeiras significativas....
Security Report | Destaques

Sistema financeiro do governo é alvo de invasão cibernética

O Siafi, usado na execução de pagamentos financeiros, foi alvo de uma invasão neste mês. Segundo informações, a Polícia Federal...