Site da Anvisa volta à normalidade após ataque cibernético

Em comunicado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que sofreu ontem (8) ataque do tipo defacement, mas o serviço de Declaração de Saúde do Viajante, o principal alvo, segue operando nesta quinta-feira

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (08), um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi vítima de um ataque cibernético. Na página que foi diretamente afetada, os invasores colocaram uma bandeira da Argentina com a seguinte mensagem: “Não ficamos de quarentena para passear pelos seus servidores, vamos ser expulsos também?”. 

 

O alvo em questão dos cibercriminosos foi o espaço dedicado ao formulário de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea. Segundo informações, a página ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10 desta quarta-feira.

 

Em comunicado atualizado, A Anvisa destaca que o serviço, neste momento, está operando normalmente. “Esclarecemos que o ataque foi do tipo defacement (modificação de estética da página web), não havendo, portanto, alteração de dados e impacto nos demais sistemas da Agência”, destaca o comunicado.

 

Vale lembrar que no último domingo (05), A Anvisa suspendeu o jogo entre Brasil e Argentina que aconteceria em São Paulo nas disputas pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O motivo do cancelamento da partida aconteceu após a Anvisa entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena prévia para entrada no país.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado oficial na íntegra:

 

“A Anvisa informa que identificou, na tarde desta quarta-feira (8/9), um ataque cibernético no formulário de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), mas o serviço já foi restabelecido.

 

Esclarecemos que o ataque foi do tipo defacement (modificação de estética da página web), não havendo, portanto, alteração de dados e impacto nos demais sistemas da Agência.

 

Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis.

 

O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento da Anvisa”.

 

*Com informações do portal G1

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Sistema financeiro do governo é alvo de invasão cibernética

O Siafi, usado na execução de pagamentos financeiros, foi alvo de uma invasão neste mês. Segundo informações, a Polícia Federal...
Security Report | Destaques

Security Leaders desembarca em Belo Horizonte com destaque para Insegurança cibernética e IA

O Congresso será realizado nesta terça-feira (23) com discussões pautadas na inovação cibernética e o quanto os times de Cibersegurança...
Security Report | Destaques

Banco BMG eleva eficiência operacional em Cibersegurança com inovação tecnológica

Um dos objetivos da instituição era otimizar a estratégia de Segurança com o intuito de enfrentar o cenário global de...
Security Report | Destaques

Órgão da ONU para desenvolvimento investiga ataque com extorsão de dados

O programa internacional de fomento alertou, em nota publicada no site oficial, para a ocorrência de um incidente contra o...