Ransomware: praga cibernética traz à tona o grande desafio da visibilidade

CISOs debatem cenário alarmante de ciberataques e destacam que, ao mudar o mindset para revisitar o básico da Segurança, a vitória pode estar em processos bem definidos, integração tecnológica e conscientização

Compartilhar:

O mais recente estudo da Trend Micro, o Fast Facts, aponta que o Brasil teve grande número de ameaças encontradas no mês de outubro de 2020, com 2,07 milhões de arquivos maliciosos detectados, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo. Globalmente, foram 36.8 milhões de detecções só no estilo ransomware, sendo que o setor de governo foi o primeiro no ranking como a principal indústria mais atacada, seguido pelos segmentos de manufatura e saúde.

 

A dúvida que fica no ar é: com tantas tecnologias avançadas em Segurança da Informação, por que as empresas ainda sofrem com um ataque que não é novo? “Eu diria que a visibilidade é nosso eterno desafio”, destaca Cassio Menezes, DPO da Allianz durante mesa redonda realizada pela TVD.

 

Na visão do executivo, corroborada pelos demais participantes da mesa, é difícil organizar uma visão holística e tomada ágil de decisão diante de um ransomware justamente pela falta de visibilidade. Esse gargalo acontece por diversos fatores, entre eles, a dificuldade de integrar tecnologias existentes, além de fazer o básico bem feito.

 

“Ransomware não é nada novo na Segurança. Podemos tratar disso com gestão de vulnerabilidade, backup e processos maduros de SI que não são novidades pra ninguém. O desafio é fazer o básico, que já mudou também e não é o básico que fazíamos um ano atras”, ressalta o executivo.

 

“Percebemos que o cenário de ransomware se parece com uma montanha russa, o setor financeiro sempre foi o mais atacado, mas acompanhamos uma migração de ciberataques para outras indústrias, inclusive Varejo e Educação”, destaca, durante mesa redonda realizada pela TVD, em parceria com o vendor.

 

De acordo com Cesar Candido, diretor de Vendas LATAM da Trend Micro, as empresas estão vivendo 3 grandes desafios nesse cenário de alta dos ataques cibernéticos: além da baixa visibilidade na rede corporativa, ele destaca a resposta rápida aos incidentes e uso mais integrado das tecnologias existentes.

 

Fernando Galdino destaca a dificuldade em ter essa visibilidade devido ao embate de diversos fatores, um deles, a complexidade de atualização do parque tecnológico, principalmente em indústrias reguladas. “Todo mundo quer surfar na onda da transformação digital. Se não tivermos visibilidade, tudo se torna mais difícil. Ainda mais quando falamos de ransomware, em que a falha de um único usuário pode abrir a porta do ambiente e deixar tudo exposto”, diz.

 

Para superar esse desafio, Cesar Candido destaca a importância da capacitação humana, de contar com um ambiente de Segurança mais integrado, com recursos tecnológicos bem explorados, além da capacidade de responder rapidamente um ataque cibernético.

 

“Pensando nesses três desafios, o que enxergamos muito fortemente para 2021 é educação do usuário, segurança de cloud e tecnologias de proteção em camadas. Precisamos superar esses desafios educando o usuário, contando com a nuvem e uso mais integrado da Segurança”, completa.

 

A mesa redonda está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco aposta na proteção de nuvem com novas usabilidades da IA

Durante encontro com jornalistas no Cisco Engage Brasil 2024, a empresa tratou dos próximos passos de diálogo com o setor...
Security Report | Destaques

Polícia Federal interrompe emissão de passaportes por tentativa de ciberataque

Em nota publicada hoje (18) no site oficial, a autoridade policial informa que o incidente ocorreu ainda no começo dessa...
Security Report | Destaques

Maioria dos bancos tem a Cibersegurança como prioridade estratégica, afirma Febraban

1º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte, mostra que montante investido em TI dobrou em...
Security Report | Destaques

Cases da VLI Logística, Unimed, SESC e Mater Dei são destaque na programação mineira do Security Leaders

A agenda conta ainda com um estudo de caso inédito do Barclays, um banco Britânico e com sede em Londres,...