Processos de negócio e Segurança da Informação serão integrados em novo modelo de gestão

Na visão de Marcelo Toniolo, VP, Chief Risk Officer e head de Compliance, Cyber Security e Prevenção a Fraudes da Cielo, é necessário integrar áreas e apostar em modelos que contemplem a resiliência cibernética

Compartilhar:

A integração entre os diretores e gerentes de uma empresa e os profissionais de Segurança da Informação será imprescindível para uma boa gestão do risco cibernético. O assunto foi o destaque do keynote de abertura do Congresso Security Leaders, evento a ser realizado entre os dias 17 a 19 de novembro de 2021.

 

Marcelo Toniolo, VP, Chief Risk Officer e head de Compliance, Cyber Security e Prevenção a Fraudes da Cielo, foi o gestor responsável por fazer a palestra de abertura do Congresso, cujo tema era “A nova era da Gestão do Risco Cibernético sob a ótica da Alta Administração e do C-Level Management”.

 

Toniolo começou sua fala enfatizando a necessidade de as empresas compreenderem que qualquer organização pode ser alvo de um ataque cibernético. “A questão não é se vai acontecer, mas quando esse ataque vai acontecer”, disse o executivo da empresa de pagamentos e cartões.

 

“Por mais protegido que esteja um sistema, isso não inibe um ataque”, prosseguiu Toniolo. Segundo ele, o conhecimento da tecnologia não é suficiente: “É necessário integrar todas as questões cibernéticas.

 

De acordo com Toniolo, em vez de usar o termo segurança, é preferível o termo “resiliência cibernética”. A ideia é pensar em como se recuperar de um ataque e como proteger os ativos de uma empresa e não apenas a infraestrutura de TI. “É preciso trazer isso para o dia a dia da empresa e dos processos necessários para o funcionamento dos negócios

 

Conforme Toniolo, há uma grande oportunidade para profissionais de TI para capacitar os gerentes, diretores e gestores Cs Levels das empresas. Em todo o mundo, são pelo menos 13 milhões de vagas em TI para esses profissionais, por conta de uma realidade mais complexa de riscos cibernéticos.

 

No Brasil, esse mercado irá movimentar US$ 170 bilhões em 2022. Já os danos causados por ataques de criminosos digitais trarão prejuízos da ordem de US$ 2,2 trilhões, enumerou Toniolo. “A monetização dos ataques, a falta de investimentos em segurança e a maior digitalização do mundo serão os motores desses ataques”, disse ele.

 

Na visão do executivo, a segurança começa na parte técnica, mas isso não aproxima e nem agrega os outros setores da empresa. A melhor maneira de melhorar a gestão de segurança cibernética é integrar essas questões técnicas aos negócios, entendendo quais são os processos críticos, de modo a trazer mais eficiência à empresa, sem deixar de proteger os dados dos clientes.

 

Toniolo entende a chegada de tecnologias como a computação quântica como mais um desafio aos gestores das empresas e aos técnicos da área de TI: “Os gestores precisarão entender de tecnologia e os profissionais de TI precisarão entender dos processos de negócios. Isso trará outros modelos de governança para as empresas”, finalizou.

 

O Congresso Security Leaders acontece ainda nesta quinta-feira (18) e contará com painéis de debates, salas com conteúdos exclusivos e o keynote de abertura de Gustavo Araújo, CEO da Distrito, que destacará o papel das CyberTechs na comunidade de Segurança da Informação. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cases da VLI Logística, Unimed, SESC e Mater Dei são destaque na programação mineira do Security Leaders

A agenda conta ainda com um estudo de caso inédito do Barclays, um banco Britânico e com sede em Londres,...
Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...