Painel de Incidentes Cibernéticos 2022

A linha do tempo foi atualizada com casos contra a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a Câmara Municipal de Teresina. Esse último sofreu uma invasão cibernética em seu site, ficando indisponível aos usuários

Por: Redação, ⌚ 11/07/2022 às 12h12 - Atualizado em 12/08/2022 às 16h03

O infográfico Painel de Ataques Cibernéticos é um mapa permanente da Security Report tem atualizado de acordo com os vazamentos e incidentes que impactam as empresas brasileiras. Com início em janeiro de 2021, ele mostra a evolução dos principais ataques e vazamentos cibernéticos reportados por empresas públicas e privadas brasileiras ou que atuem no País, além dos desdobramentos dos casos.

 

A linha do tempo foi atualizada com os incidentes contra a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a Câmara Municipal de Teresina. A ANP sofreu uma tentativa de ataque cibernético e por conta do ocorrido, os sistemas ficaram temporariamente indisponíveis aos usuários. O órgão ainda explicou que, como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da Agência.

 

Veja que nesta semana, a Câmara Municipal de Teresina foi vítima de uma invasão também em seu site nesta segunda-feira (08). Ao acessar o portal, os usuários se deparam com a mensagem de ‘Access Denied’. Em comunicado divulgado, o órgão explicou que a equipe técnica do Legislativo Municipal seguia trabalhando para a retomada dos serviços. Na última quarta-feira (10), o portal voltou ao ar.

 

O compromisso da publicação é acompanhar os principais incidentes cibernéticos notificados por fontes oficiais da empresa, com informações obtidas pelas áreas de Marketing, Comunicação, Jurídico ou qualquer outra que se pronuncie em nome da organização.

 

Temos uma Lei Geral de Proteção de Dados em vigor e as organizações precisam amadurecer os seus modelos e saber que reportar incidentes cibernéticos é uma obrigatoriedade. Dessa forma, nossa equipe estará atenta a toda e qualquer notificação, mas também estamos abertos a informações advindas de nossa comunidade e de todos aqueles que estejam dispostos a colaborar com a intenção de compartilhar informação e, com isso, contribuir para elevar o nível de maturidade da segurança cibernética no País.

 

O Painel de Incidentes Cibernéticos ficará permanentemente no ar, no portal Security Report. Ele foi uma sugestão de um dos CISOs que participa da nossa comunidade Security Leaders e, com certeza, será uma grande contribuição para todos os profissionais de SI.

 

Sendo assim, vamos mantê-lo aberto a colaboração de todos, com a possibilidade de enviarem informações úteis compartilhando conteúdos que democratizem cada vez mais esse conhecimento. Essa comunicação poderá ser feita por meio do e-mail: [email protected]oeditorial.com.br

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS