Mulheres em Cyber: Marcia Tosta fala como lidera a Segurança da Informação da Petrobras

Uma das CISOs mais influentes na Comunidade de SI conta sua experiência de estar a mais de 240 dias à frente da área de Cyber Security da oitava maior empresa de petróleo do mundo

Por: Redação, ⌚ 08/10/2020 às 18h49 - Atualizado em 16/10/2020 às 13h56

Marcia Tosta é movida a desafios. Quando pensou que estava tirando o pé do acelerador, migrando a carreira de CISO para uma área mais acadêmica, veio o convite para comandar a gerência executiva de Segurança da Informação da Petrobrás.

 

“No começo me assustou, é uma empresa grande, não estou acostumada com esse mercado. Mas eu vim do setor de indústria, quando entrei no Grupo Boticário eu também não sabia nada de varejo. Me apaixonei por todos esses desafios, sou uma eterna apaixonada por Segurança. Tentei resistir, mas não deu, estou aqui na Petrobrás”, diz Márcia durante o GS Entrevista comando pela jornalista e diretora editorial da Security Report, Graça Sermoud.

 

De acordo com a executiva, o maior desafio no começo foi descobrir a característica do negócio da Petrobrás, tanto de infraestrutura, quanto de sistemas e cultura corporativa. Ela comenta também como a oitava maior empresa de petróleo do mundo apostou na computação em nuvem para inovar.

 

A executiva atua há mais de 30 anos com Tecnologia da Informação, sendo 14 anos voltados exclusivamente à Segurança da Informação. Possui sólida experiência em implementação e gerenciamento dos processos de governança de Segurança da Informação, tratamento e prevenção de incidentes, vulnerabilidades e riscos, gerenciamento de identidade, privacidade e planejamento estratégico em Segurança da Informação.

 

Marcia Tosta é graduada em Processamento de Dados pela universidade Presbiteriana Mackenzie, possui Pós-Graduação em Gestão de Segurança da Informação pela USP -IPEN e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas.

 

A entrevista está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube. A trajetória da executiva é inspiração para toda comunidade de Segurança da Informação, principalmente para alavancar a carreira de mulheres em Cyber.

 



Newsletter

Rangel Rodrigues
Wagner Barcelos
Alex Amorim
Rangel Rodrigues

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS