Ministério da Saúde identifica tentativa de ataque cibernético em sistemas

Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI foram afetados após uma tentativa de invasão. Em comunicado, órgão ressaltou que os acessos estão suspensos até que toda a análise seja realizada e informou que não houve impacto nos dados das plataformas

Por: Bruno Silva, ⌚ 17/05/2022 às 14h56 - Atualizado em 20/05/2022 às 18h13

O Ministério da Saúde informou na manhã de hoje (17) que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva. Segundo informações, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou na última segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido.

 

Em comunicado divulgado, o órgão afirmou que para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Além disso, a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas. Ainda em sua conta oficial no Twitter, o Ministério da Saúde comunicou que a previsão de retorno das plataformas será até o final do dia de hoje (17).

 

Essa não é a primeira vez que o órgão sofre uma tentativa de acesso indevido. Em dezembro do ano passado, um ataque cibernético comprometeu os sistemas e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

 

Na ocasião, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria do ataque hacker. Os usuários que tentavam acessar os sites afetados se depararam com a seguinte mensagem:  “Você sofreu um ransomware. Os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, horas depois, as mensagens haviam sumido.

 

Posteriormente, o Ministério da Saúde anunciou que não houve perda de informações e que todos os dados foram recuperados com sucesso. Bem como, o restabelecimento de todos os sistemas afetados por conta do ciberataque.

 

Comunicado aos usuários nesta terça-feira (17) – Ministério da Saúde

 

A Security Report disponibiliza comunicado completo na íntegra:

 

“O Ministério da Saúde Informa que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para às 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.” 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS