Em agosto deste ano, as sanções da LGPD entraram em vigor. Depois de muitas incertezas em quase três anos de processo, a legislação agora está totalmente em vigor. Diante desse cenário, a Localiza criou um portal exclusivo de atendimento para receber solicitações dos clientes, com um time de privacidade à disposição para qualquer esclarecimento. O objetivo da companhia é trazer mais clareza sobre o uso de informações sensíveis dos titulares.
Para que o projeto se concretizasse, a Localizou contou com a parceria da Securiti.ai. A ferramenta implementada pela rede possui uma funcionalidade de fluxos automáticos de trabalho, além de permitir diferentes customizações, sempre de acordo com a demanda do negócio.
Segundo Isabela Faleiro, Advogada Sênior responsável por Privacidade da Localiza, o portal exclusivo de atendimento contém um formulário, que foi muito bem elaborado, pensado na facilidade que muitos titulares procuram.
“Quando o projeto é bem detalhado, ele facilita muito a busca interna, além de entregar informações confiáveis aos clientes. Estamos recebendo um grande volume de solicitações, ou seja, o resultado está muito positivo”, comenta Isabela durante apresentação no Security Leaders.
Desde setembro de 2020, período em que a ferramenta foi colocada no ar, 2.900 solicitações já tinham sido recebidas pela equipe de privacidade. A média tem sido de 300 por mês, variando entre, retificação, acesso e exclusão.
“Conseguimos fazer uma automação da plataforma com o nosso time de alteração cadastral. O pessoal de atendimento facilitou e reduziu mais de 80% das respostas manuais, isso trouxe um ganho de qualidade e de tempo para a empresa no geral”, destaca Isabela Faleiro.
Com resultados em evidência, já é hora de começar a pensar nos próximos passos. Segundo a executiva da Localiza, a rede pretende melhorar ainda mais as integrações em suas bases de dados, além de reduzir os gaps no processo de consultas e em solicitações de exclusões de dados.
“Uma das coisas que percebemos é que a mentalidade do cliente tem mudado cada vez mais e a gente sabe que ele tem conhecimento da lei. Isso desperta o interesse no entendimento do processo de uso de dados pessoais”, finaliza.
O case completo está disponível no canal da TVD no YouTube. Conheça outros benefícios gerados com a implantação da ferramenta e o que mais mudou na rotina da rede especializada em aluguel de carros.