Governo do Estado da Bahia segue investigando ataque direcionado aos sites institucionais

Em nota, governo baiano destaca que não houve alteração na estrutura interna dos sites. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, investiga o incidente

Por: Redação, ⌚ 24/01/2022 às 18h02 - Atualizado em 24/01/2022 às 18h02

O Governo do Estado da Bahia foi vítima de um ataque cibernético na última quinta-feira (20). Segundo informações do comunicado enviado para redação da Security Report, os criminosos responsáveis pela invasão mudaram o endereço dos portais, redirecionando o internauta para uma página com ataques e fake news contra o governador baiano Rui Costa. Ao todo, 20 portais do governo do estado foram afetados, como o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

 

Na tarde desta segunda-feira (24), dos sites mencionados anteriormente, apenas o da Secretaria de Justiça se encontra fora do ar, quem acessa a página se depara com a mensagem: “Aguarde o site será redirecionado”. Já o de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) seguem no ar.

 

Durante a madrugada do incidente, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro. Também na publicação, o grupo hacker afirmou ter “máximo respeito aos profissionais de segurança pública”.

 

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o incidente não causou falha na estrutura interna dos sites, que permanecem preservados. “Não houve acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível”, diz nota divulgada.

 

Mensagem ao acessar o portal da Secretaria de Justiça – Foto: Reprodução

 

 

A Security Report disponibiliza o comunicado oficial na íntegra:

 

“A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, e com o apoio da Superintendência  de Inteligência, investiga o ataque a sites Institucionais do Governo do Estado, ocorrido na quinta-feira  (20). Os criminosos responsáveis pela invasão digital mudaram o endereço dos portais, redirecionando o internauta para uma página com ataques e fake news contra o executivo baiano.

 

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites, que permanecem preservados. Também não houve acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível”.

 

*Com informações do Portal G1 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS