Coniferal garante gestão e estabilidade de rede com foco em Segurança

Empresa de transporte urbano conta com tecnologia Fortinet para superar desafios de segurança cibernética, protegendo rede, infraestrutura e endpoints, melhorando aspectos como visibilidade e controle

Por: Redação, ⌚ 09/10/2020 às 18h44 - Atualizado em 16/10/2020 às 13h56

A Coniferal é uma empresa de transporte urbano de passageiros sediada em Córdoba, na Argentina. A companhia iniciou as operações na década de 50 com uma frota de 50 ônibus, que logo se transformou em 250. Hoje, a empresa emite cerca de 200 mil passagens por dia em suas 20 linhas.

 

Em 2011, a Coniferal deu seus primeiros passos na inovação digital, com a implementação de sistemas de automação e informação para dar suporte tanto ao serviço central de transportes quanto aos departamentos de contabilidade, financeiro, jurídico, manutenção e recursos humanos.

 

Em 2017, a empresa ainda enfrentava desafios consideráveis de segurança cibernética e de rede. Diante do aumento da complexidade da infraestrutura e crescente cenário de ameaças, a Coniferal buscava obter uma visibilidade significativa da segurança de toda sua operação, além de uma maneira simples e centralizada de gerenciar suas operações de segurança e rede.

 

Para isso, a companhia decidiu implementar firewalls Fortinet de última geração (NGFWs) para filtrar de forma ampla o tráfego de rede e proteger a empresa de ameaças externas. “Quando a porta de sua casa está aberta, você não sabe quem entra ou sai”, explica Pablo Gómez, chefe de TI da Coniferal. “Precisávamos de portas e barreiras que nos dessem visibilidade em TI”, avalia o executivo.

 

Segurança proativa

 

O primeiro passo incluiu o gerenciamento de todo seu tráfego de internet por meio do FortiGate NGFSWs, o que foi feito com apoio da eMozart, empresa parceira da Fortinet. Os firewalls realizaram o filtro de tráfego, suporte a VPN, monitoramento de rede e mapeamento de IP, permitindo à companhia identificar prontamente ataques, malwares e outras ameaças.

 

Em seguida, foi implementada a solução wireless FortiWiFi para garantir o acesso à rede nas filiais da empresa. Gómez havia chegado a testar um roteador Linux, mas achou a configuração complicada. “Os servidores não trabalhavam com redundância, não havia virtualização”, conta o gestor.

 

Uma das grandes preocupações da Coniferal ao procurar a Fortinet era garantir sua conectividade. “O FortiWiFi e o FortiSwitch, inclusos na solução SD-Branch, nos permitiram trabalhar com um segundo nível de redundância. Queríamos trabalhar ao menos com redes duplas em todos os escritórios, então adicionamos um link WAN extra nos escritórios: se um falhasse, ele se conectaria a outro, garantindo a redundância que precisávamos”, lembra.

 

“Dessa forma, começamos a unir todas as filiais para garantir a visibilidade de tráfego e de tudo o que estava acontecendo”, diz Gómez. “Depois implementamos o FortiSwitch Ethernet, estabilizando a conectividade do escritório principal e aumentando o acesso à rede nas filiais”.

 

Proteção dos endpoints

 

O próximo passo no programa de segurança cibernética da Coniferal foi implementar o servidor de segurança de mensagens FortiMail, seguido pelo FortiClient, para garantir a segurança avançada de endpoints em todos os dispositivos de usuário final. “Assim que implementamos a solução FortiMail, percebemos a quantidade de spam que estávamos recebendo”, conta.

 

“Antes disso, não fazíamos ideia, já que não tínhamos esse tipo de visibilidade. Possuíamos apenas as ferramentas básicas, um antivírus instalado em cada máquina. Tentamos centralizar tudo usando uma ferramenta diferente de outra marca, mas não funcionou. Só mesmo quando migramos para o FortiClient conseguimos unificar todo o sistema com menos recursos humanos”, afirma Gómez.

 

Com o FortiClient, a Coniferal conseguiu incorporar todos os endpoints no Fortinet Security Fabric, ganhando visibilidade em tempo real para a detecção precoce e prevenção de ameaças. “Em 2008, tínhamos apenas 30 dispositivos conectados à rede. Hoje, temos pelo menos 900 dispositivos”, revela o chefe de TI.

 

A peça final no quebra-cabeça foi o Centro de Gerenciamento de Malha, que inclui o FortiManager, plataforma de gerenciamento centralizada, e o FortiAnalyzer, solução de gerenciamento de logs e análises. “Do ponto de vista de gestão, o mais importante é o quanto o software da Fortinet é intuitivo. Quase tudo pode ser feito via interface do usuário. Temos três pessoas no departamento de TI e precisávamos de uma ferramenta simples. O Centro de Gerenciamento de Malha é excelente porque permite gerenciar tudo a partir de um único local”, avalia.

 

Maior controle, melhores resultados

 

Hoje, todos os motoristas e gerentes de linha da Coniferal estão conectados a um hub central, realizando downloads de rotas e informações de viagem de forma simples e segura, diretamente em seus celulares. Motoristas também podem usar a plataforma para uma comunicação segura no caso de incidentes na rota, aproveitando o sistema escalável e seguro que garante visibilidade e comunicação total, além do monitoramento da rota.

 

“A tomada de decisões na Coniferal acontece praticamente em tempo real, seja para lidar com um problema de rota, um ônibus quebrado que precisa ser substituído ou um motorista doente”, explica Gómez. Com o suporte das soluções Fortinet, coordenar as diferentes necessidades da extensa frota de ônibus da Coniferal virou uma tarefa simples, centralizada e segura”, pondera Gómez.

 

Em relação a seus processos, a Coniferal também notou melhoras significativas. “Muitos sistemas passaram a funcionar melhor e agora podemos distribuir canais de comunicação seguros a muitos escritórios – até mesmo para uma pessoa em casa”, comemora. As soluções Fortinet também simplificaram o balanceamento de carga para Gómez e sua equipe. “Por exemplo, quando notamos que um link está sobrecarregado, aumentamos a banda ou solicitamos um link diferente para garantir redundância”.

 

Futuro seguro e conectado

 

Com o apoio de sua empresa parceira eMozart, a Coniferal segue implementando mais ferramentas do Fortinet Security Fabric para garantir que suas soluções estejam completamente integradas. “As maiores vantagens das soluções Fortinet são segurança e visibilidade da infraestrutura. A escalabilidade também é crucial, porque nos proporciona uma agilidade incrível. Se quisermos adicionar um novo produto ou responder a uma necessidade, fazemos essa operação e a melhora é exponencial”, analisa o gestor.

 

Além disso, a solução de segurança de malha da Coniferal vai aproveitar as vantagens das definições de tráfego controladas por software (SD-WAN), incluindo o direcionamento de aplicativos. Implementado por meio de uma rede VPN de sobreposição acelerada, o direcionamento de aplicativos garante uma alta qualidade de experiência (QoE) sem comprometer a segurança.

 

“Poderemos analisar o comportamento e equilíbrio entre as conexões VPN, para não somente termos disponibilidade de conexão, mas também escolhermos o melhor link para o usuário naquele momento, de forma transparente”, conclui Gómez.

 



Newsletter

Rangel Rodrigues
Wagner Barcelos
Alex Amorim
Rangel Rodrigues

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS