BRF implementa tecnologia para combater fraudes digitais 

A expectativa da companhia é mitigar aproximadamente R$ 12,5 milhões em fraudes nos próximos dois anos com uso de tecnologia pautada em recursos de Big Data e Analytics. Iniciativa faz parte dos R$ 700 milhões que serão direcionados para iniciativas de transformação digital até 2025

Por: Redação, ⌚ 11/10/2021 às 18h08 - Atualizado em 13/10/2021 às 17h02

Para aprimorar seus processos internos e evitar fraudes digitais, a área de Compliance da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, investirá R$ 1,5 milhão até 2023 no Sykn, Software as a Service (SaaS), criado pelo Centro de Excelência (CoE) da Votorantim. O objetivo da iniciativa é criar abordagens preventivas e analisar cenários de risco com uso de tecnologia pautada em recursos de Big Data e Analytics.

 

Com isso, a BRF espera mitigar aproximadamente R$ 12,5 milhões em fraudes nos próximos dois anos. Esse investimento é parte dos R$ 700 milhões que serão direcionados para iniciativas de transformação digital da Companhia até 2025.

 

Segundo Reynaldo Goto, diretor de Compliance da BRF, a tecnologia é fundamental para deixar a operação cada vez mais eficiente, combinando inteligência, velocidade e capacidade analítica. “Com o porte e o volume de negócios da BRF, a ferramenta nos ajuda, por exemplo, a criar cenários para cerca de 200 mil transações diárias de pagamento da Companhia, cruzando cada CNPJ com listas restritivas públicas. Ao encontrar irregularidades, o sistema cria um alerta para que possamos atuar de forma precisa e preventiva”, afirma.

 

“O produto foi criado primeiramente para atender os nossos clientes internos, mas dado o retorno financeiro obtido, o Centro de Excelência decidiu oferecer a plataforma para o mercado. No caso da BRF, apoiamos a área de Compliance na agilidade de suas análises e tomada de decisões relativas às operações transacionais que podem oferecer riscos para a companhia”, explica Irineu Camanho, gerente de Prevenção e Perdas do Centro de Excelência Votorantim.

 

Nos últimos anos, a BRF tem realizado importantes ações e melhorias voltadas para controles de risco e fraudes digitais, em âmbitos nacional e internacional. Os investimentos foram concentrados, principalmente, na automatização de processos e controles transacionais, desenvolvimento de treinamentos e capacitação do time de Compliance e na contratação de novas ferramentas. Como resultado dessa evolução, entre 2019 e 2021, o controle de risco aumentou em 24% ano a ano e foi possível mitigar mais de R$ 39 milhões em fraudes.

 

“Implantar essa ferramenta foi uma das iniciativas que contribuíram para que tenhamos cada vez mais assertividade e agilidade na tomada de decisão que envolve alto grau de risco à Companhia, em diversas frentes, melhorando cada vez mais os processos de Governança”, conclui Goto.



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