A BeFly, empresa composta por diferentes frentes de negócios voltados para o turismo e startups de tecnologia, comunicou ontem (21) que identificou no último dia 09 de dezembro, sinais de infestação de vírus em setores isolados dos seus sistemas. Segundo informações, a organização seguiu o protocolo de segurança e as máquinas foram desligadas, iniciando-se os processos de verificação, o que gerou instabilidade na operação.
“Na sequência, em operação conjunta com nossos parceiros de tecnologia, Microsoft e Amazon, todas as medidas foram adotadas para restaurar e preservar a operação e segurança do sistema”, explicou nota ao mercado.
Na última segunda-feira (19), a BeFly afirmou ainda que seu sistema de monitoramento identificou uma postagem em uma rede social dando conta de um suposto vazamento de dados. Segundo a empresa, até o momento, não foram encontrados dados vazados em canais de acesso público. “Todos os nossos serviços permanecem funcionando normalmente e em segurança”, completa nota.
Esse período de final de ano e as férias escolares, o setor de turismo se torna uma vítima do cibercrime. É o que aponta o Relatório Inteligente de Ameaças da Check Point Research (CPR), segundo dados, o número médio global de ataques semanais contra organizações deste segmento aumentou 60% em junho deste ano em comparação com a primeira metade de junho de 2021. No período de maio a agosto de 2021, os ataques nestes registaram um aumento de 73% e neste ano é provável que se registre um pico semelhante.
A Security Report disponibiliza o comunicado da BeFly na íntegra:
“No dia 9 de dezembro, a diretoria de TI da BeFly identificou sinais de infestação de vírus em setores isolados dos seus sistemas. Seguindo o protocolo de segurança, as máquinas foram desligadas e iniciou-se os processos de verificação, o que gerou alguma instabilidade na operação.
Na sequência, em operação conjunta com nossos parceiros de tecnologia, Microsoft e Amazon, todas as medidas foram adotadas para restaurar e preservar a operação e segurança do sistema.
No dia 19 de dezembro, nosso sistema de monitoramento identificou uma postagem em uma rede social dando conta do suposto vazamento de dados. Até o momento, não foram encontrados dados vazados em canais de acesso público.
Todos os nossos serviços permanecem funcionando normalmente e em segurança.
Estamos à disposição para esclarecimentos internos e de parceiros e clientes, através do e-mail: dpo@befly.com.br”