Incidente na Atento provoca efeito cascata

Para prevenir qualquer risco envolvendo os sistemas dos clientes, empresa isolou o ambiente interrompendo as conexões, o que significa uma interrupção temporária do serviço, como foi o caso da central de atendimento da Unimed Porto Alegre

Por: Redação, ⌚ 18/10/2021 às 10h44 - Atualizado em 19/10/2021 às 18h27

A Atento confirmou neste domingo (17) que detectou um ataque cibernético em seus sistemas no Brasil. Segundo informações, a empresa imediatamente implementou todos os protocolos de segurança para conter e avaliar a ameaça. A companhia comenta ainda que para prevenir qualquer risco para seus clientes, foi realizado o isolamento dos sistemas e interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significa uma paralisação temporária do serviço.

 

A Unimed Porto Alegre é cliente da Atento e enviou hoje um comunicado aos clientes informando sobre as instabilidades no sistema operacional do Call Center. A companhia disponibilizou um contato temporário da central de atendimento e ressalta que seguiu os mesmos protocolos da Atento, isolando os sistemas envolvidos a fim de evitar qualquer risco.

 

 

A equipe de segurança cibernética da Atento, em parceria com consultores externos, está trabalhando para conter a ameaça e garantir a segurança dos possíveis sistemas afetados antes de colocá-las novamente online. “Nenhuma evidência foi encontrada de que tenha havido qualquer vazamento de dados de nossos clientes. Nossas investigações estão em andamento e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes”, diz o comunicado.

 

 

 

 

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Atento na íntegra:

 

“NOVA YORK, 17 de outubro de 2021 – Na Atento S.A. (NYSE: ATTO, “Atento” ou a “Empresa”), empresa líder em soluções CX e terceirização de processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores do mundo, detectamos hoje pela manhã um ataque de cibersegurança contra nossos sistemas no Brasil. Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça.

 

Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes. Assim, e com o objetivo de prevenir qualquer risco para os nossos clientes, realizamos o isolamento dos sistemas da empresa e interrompemos as conexões com os sistemas dos nossos clientes, o que significa uma interrupção temporária do serviço.

 

Nossa equipe de segurança cibernética interna e consultores externos conseguiram identificar a ameaça e estão trabalhando para contê-la e garantir a segurança dos possíveis afetados antes de colocá-las novamente online.

 

Nenhuma evidência foi encontrada de que tenha havido qualquer vazamento de dados de nossos clientes. Nossas investigações estão em andamento e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes.

 

No momento desta comunicação, o alcance deste incidente está limitado a algumas operações no Brasil e continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível, sempre garantindo a máxima segurança”.

 

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