Ataque ransomware impacta servidores da Prefeitura Municipal de Alegre 

Órgão sofreu ataque cibernético em seus sistemas no início desta semana. Em nota, Prefeitura informou que grande parte dos dados foram afetados, mas não há vazamento de informações

Por: Bruno Silva, ⌚ 08/06/2022 às 17h30 - Atualizado em 13/06/2022 às 12h03

A Prefeitura Municipal de Alegre, no estado do Espírito Santo, comunicou que sofreu um ataque do tipo ransomware na última segunda-feira (06) em seus servidores. Ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo De Tecnologia da Informação (NTI) executou medidas de isolamento para conter a ameaça.

 

Segundo comunicado divulgado, os estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não há vazamento de dados até o momento.

 

“Todos os serviços da Prefeitura estão indisponíveis por tempo indeterminado. Foi aberto um B.U. (Boletim Unificado) para que as autoridades responsáveis tomam as medidas cabíveis”, diz comunicado. A Prefeitura Municipal segue trabalhando para solucionar o incidente.

 

Comunicado divulgado no site da prefeitura de Alegre (ES). (Imagem: Reprodução)

 

Essa não é a primeira vez em que um uma Prefeitura é vítima desse tipo de incidente. Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Taboão da Serra (SP), também sofreu um ataque ransomware. Com o incidente, o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações criptografadas.

 

Em nota divulgada na época, o órgão explicou que um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o conteúdo foi identificado na ação. Apesar do ocorrido, os serviços essenciais não foram afetados e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento em Taboão da Serra.

 

 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS