A higiene básica de cibersegurança está em dia?

Líderes da Gerdau, Elera Renováveis e ArcelorMittal debatem o básico da Segurança, as novidades diante da digitalização e como os gestores podem atuar de forma inteligente, com resposta rápida ao cenário de ataques

Compartilhar:

O novo contexto de nuvem, transformação digital, colaboração e trabalho remoto impulsionou o mercado Segurança da Informação. O setor está tão aquecido que em 2021, os gastos com soluções de Segurança (hardware ou software) ultrapassarão US$ 900 milhões no Brasil, alta de 12,5% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório IDC Prediction 2021.

 

Se por um lado, a Segurança da Informação vem conquistando um espaço importante dentro das organizações, protagonizando as principais estratégias de TI nas empresas no Brasil. Por outro, precisa revisitar processos para tornar os ambientes mais protegidos diante do avanço da digitalização e da especialização dos ciberataques.

 

E essa higiene básica da cibersegurança é um ponto sensível, um enorme desafio para as organizações que lidam com ambientes diversos. Por isso, a TVD, em parceria com a Tanium, reuniu nesta terça-feira (14) líderes da Gerdau, Elera Renováveis e ArcelorMittal para debater o desafio de obter uma higiene básica de cibersegurança que faça frente aos ataques cibernéticos.

 

O básico da Segurança está na lista do CISO há mais de 20 anos. Mas os tempos são outros, a digitalização já faz parte da vida das empresas, dos usuários e dos clientes, os acessos estão em todos os lugares e o perímetro praticamente não existe mais. “É preciso revisitar esse básico e implementar melhores práticas de visibilidade e controle, sem isso, não tem a higiene em cibersegurança”, pontua Felipe Nascimento, Diretor de Engenharia de Soluções LATAM da Tanium.

 

O executivo foi um dos participantes do painel de debates da TVD e, para ele, é importante que o CISO reveja os processos em função de melhorias em atualização do ambiente, a fim de contar com mais visibilidade e resposta rápida a incidente.

 

Esses temas foram amplamente debatidos pelos convidados do painel. Abilio Simeão, CISO na Elera Renováveis, Arnon Cardoso, Gerente de infraestrutura e Segurança de TI na ArcelorMittal, e Vitor Sena, CISO da Gerdau.

 

De fato, o básico da Segurança está de cara nova e existem alguns caminhos que auxiliem nessa nova estratégia como entender o comportamento do ambiente e dos usuários em qualquer momento; proteger os ativos críticos e responder rapidamente a ameaças cibernéticas.

 

O painel, que foi mediado pela jornalista e diretora da TVD e Security Report, Graça Sermoud, está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cases da VLI Logística, Unimed, SESC e Mater Dei são destaque na programação mineira do Security Leaders

A agenda conta ainda com um estudo de caso inédito do Barclays, um banco Britânico e com sede em Londres,...
Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...