Descoberta de vulnerabilidade aumenta apreensão de outro ciberataque mundial

Software de rede Samba, desenvolvido para computadores Linux, possui brecha que pode ser explorada de forma similar ao ransomware WannaCry, que infectou cerca de 300 mil dispositivos em mais de 150 países

Por: Redação, ⌚ 25/05/2017 às 17h49 - Atualizado em 25/05/2017 às 17h49

Uma falha encontrada recentemente no software de rede deixa dezenas de milhares de computares possivelmente vulneráveis a um ataque similar ao causado pelo WannaCry, vírus que infectou mais de 300 mil computadores pelo mundo, pesquisadores de segurança cibernética disseram nesta quinta-feira.

 

Na véspera, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou a vulnerabilidade que poderia ser usada para assumir o controle de um computador afetado, e exigir que usuários e administradores solicitem o conserto.

 

Rebekah Brown, da companhia de cybersegurança Rapid7, contou à Reuters que ainda não foram encontrados sinais de que hackers estejam explorando a falha nas primeiras 12 horas desde que a descoberta foi anunciada. Mas ela disse que os pesquisadores levaram apenas 15 minutos para desenvolver um vírus que se aproveitou da vulnerabilidade.

 

A Rapid7 disse ter encontrado mais de 100 mil computadores executando versões vulneráveis do software Samba, software de rede livre desenvolvido para computadores Linux e Unix. É provável que haja muitos mais, disse a empresa.

 

Segundo Brown, a maioria dos computadores encontrados operam versões desatualizadas do sistema e não podem ser consertados. Alguns são equipamentos utilizados por empresas e organizações, mas a maioria pertence a usuários domésticos.

 

A vulnerabilidade pode ser usada para criar um vírus como o que permitiu a rápida disseminação do WannaCry, mas isso exigiria uma medida extra contra os ataques.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS