É normal que para celebrar o Dia do Consumidor, realizado hoje (15/3), inúmeras empresas realizem descontos de produtos, forneçam cupons, vale-presentes, entre outras cortesias para fidelizar seus clientes e conquistar novos. Porém, além de agradar aos consumidores, essa é uma data ideal para que cibercriminosos aproveitem para realizar golpes.
Segundo pesquisas realizadas pelos especialistas de segurança, durante esse período a incidência no número de ataques de phishing aumenta, principalmente contra sistemas de pagamento e lojas virtuais. Os cibercriminosos brasileiros também estão investindo seus esforços em duas outras modalidades de golpe: phishing via SMS e a compra de anúncios em redes sociais. O Brasil está atualmente entre os países mais atacados por ataques de phishing no mundo, de acordo com um estudo da Kaspersky Lab referente ao 3º Trimestre de 2016 – o Brasil está em segundo lugar, atrás apenas da China. Atualmente, lojas de comércio eletrônico são o segundo segmento mais atacado por phishers, atrás apenas dos bancos.
“De acordo com um relatório que divulgamos, 319.000 usuários encontraram o malware capaz de roubar dinheiro ou informações financeiras no quarto trimestre de 2016. Isso representou um aumento de 22,49% em relação ao mesmo período de 2015. Desses dados, o maior número de ataques foi registrado durante dias de alto tráfico de online shopping, a Black Friday, Cyber Monday e no Natal.”, diz Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.
Algumas dicas podem auxiliar consumidores a aproveitar as promoções do Dia do Consumidor de forma segura e sem ter dor de cabeça:
“É importante que os usuários sigam essas dicas, uma vez que dados importantes como senhas, número de cartão, entre outros, podem ser facilmente roubados pelos cibercriminosos. Vale lembrar que o cuidado vale para toda a época do ano, não apenas em datas comemorativas em que o risco é maior. Além disso, as empresas também devem ficar atentas e, se possível, identificarem o site correto para os seus clientes”, reforça Marques.
Texto: