Nas últimas semanas, o mundo assistiu a uma onda gigantesca de ciberataques que atingiu, segundo estimativas do mercado, mais de 200 mil pessoas em pelo menos 150 países (incluindo o Brasil) afetando o funcionamento de muitas empresas e organizações.
Várias delas instruíram seus funcionários a desligar seus computadores imediatamente. O vírus utilizado no ataque, chamado de WannaCryptor, atacou ainda órgãos públicos brasileiros, que tiveram seus sistemas corrompidos.
A dimensão do episódio evidencia o quanto criminosos especialistas em hackear sistemas estão preparados para as mais ousadas investidas contra redes de empresas e de organizações. Mas como manter uma rede de dados segura e confiável em situações como estas?
O backup protege arquivos e dados em casos de ataques de hackers. É uma cópia de segurança dos dados, que pode ser restaurada em caso de perda do arquivo original, falha ou corrompimento do arquivo.
Neander Ferreira, especialista em storage e backup corporativo da CAS Tecnologia, listou algumas dicas para que as empresas tenham um sistema de backup mais seguro e eficiente:
“Como foi possível observar durante a onda de ciberataques, mesmo empresas de grande porte, que contam com um ambiente robusto de TI, não estão imunes a esse tipo de situação. Os impactos nos negócios podem provocar problemas no faturamento e danos à reputação da empresa, quando toda a operação é interrompida por período prolongado devido à falta de backup”, explica Neander Ferreira, que completa: “no mundo globalizado, onde o volume de documentos, dados e informações estratégicas e confidenciais ganha cada vez mais relevância na tomada de decisões, é imprescindível ter um sistema de backup corporativo cada vez mais estruturado e seguro. Especialmente diante de tantos ataques de hackers.”
Texto: