O Tribunal de Contas do Paraná comunicou que detectou registros suspeitos de atividades maliciosas na última sexta-feira (13), por volta das 21 horas em sua infraestrutura tecnológica. Após confirmar a contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de TI executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações, com o apoio de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Microsoft.
O órgão comentou ainda que os procedimentos realizados se mostraram eficazes e sem registro de indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais. Os serviços de hotsite (portal de Informações), serviços de e-mail e telefonia integrada permanecem disponíveis aos usuários. Já o Portal web do TCE-PR e os aplicativos ao jurisdicionado e aos cidadãos serão gradualmente restabelecidos assim que a segurança do ambiente for restaurada.
“A equipe, com a integração de toda a Diretoria, segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional, com cautela, segurança e zelo”, diz comunicado divulgado. O TCE afirma ainda que não existe nenhum motivo para preocupação, já que não ocorreram prejuízos, nem foram afetados os sistemas pelos quais os municípios se conectam ao órgão.
A Security Report disponibiliza comunicado completo na íntegra:
“O Tribunal de Contas do Paraná – TCE PR comunica que, na última sexta-feira (13), por volta das 21 horas, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica.
Imediatamente após a confirmação da contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações, com o apoio incansável de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Microsoft.
Os procedimentos já realizados se mostraram eficazes, sem registro de indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, sendo que os serviços de hotsite (portal de Informações), serviços de e-mail e telefonia integrada permanecem disponíveis.
A equipe, com a integração de toda a Diretoria, segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional, com cautela, segurança e zelo.
O Portal web do TCE-PR e os aplicativos ao jurisdicionado e aos cidadãos serão gradualmente restabelecidos assim que a segurança do ambiente for restaurada.
Não existe nenhum motivo para preocupação, já que não ocorreram prejuízos, nem foram afetados os sistemas pelos quais os municípios se conectam ao TCE.
Uma reunião das diretorias neste domingo (15) definiu os passos a serem tomados, sendo que nesta segunda-feira (16) serão divulgadas informações sobre realização de sessões.
Os prazos processuais estão suspensos entre 13/5 e 20/5.”
Texto: