Transformação digital coloca CISOs na linha de frente

Estudo da F5 aponta que para 53% dos gestores brasileiros a segurança é prioridade para os negócios da empresa, mas somente 26% veem as políticas de proteção como força de compliance

Compartilhar:

A F5 anuncia os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Ponemom com 184 CISOs do Brasil, dos EUA, da UK, Alemanha, México, Índia e China. O relatório “The Evolving Role of CISOs and Their Importance to the Business” conclui que, em tempos de transformação digital, a influência dos CISOs dentro das empresas aumenta.

 

Mas a estratégia de segurança em diversas organizações segue sendo predominantemente reativa, atuando de forma não alinhada com os outros departamentos da empresa. “Ainda é raro encontrar uma estratégia de segurança de TI que inclua a empresa toda”, observa Rafael Venâncio, diretor de canais da F5 Brasil. “Isso vale para o quadro global da pesquisa e para as respostas dos gestores brasileiros”.

 

Do grupo de 184 entrevistados, 20 são executivos brasileiros. 77% afirmam ser parte de corporações passando por grandes transformações – isso explicaria a crescente importância da área de segurança de TI. Um grupo um pouco menor (53%) declara que a empresa onde trabalha considera a segurança digital uma prioridade para a continuidade dos negócios, mas apenas 26% veem as políticas de proteção como força de compliance.

 

Hoje, 59% dos participantes brasileiros apresentam regularmente relatórios sobre segurança digital para o Board de suas empresas. O C-Level da empresa reage especialmente diante de fatos como violações com roubo de dados (53%) e identificação de Exploits (41%) atuando dentro da empresa. Diante desta realidade, 57% dos CISOs mantem, em seus times, profissionais empenhados em disseminar por todos os departamentos da corporação a cultura e as práticas de segurança.

 

Internet das Coisas

 

Uma das grandes preocupações dos CISOs brasileiros é com a crescente presença de dispositivos IoT em suas empresas. 85% afirmam que o IoT vai causar mudanças nas práticas e políticas de segurança. “Chama a atenção o fato de que 65% dos CISOs entrevistados já estarem realizando testes e simulações para identificar vulnerabilidades e garantir que as redes IoT não representem um risco para a corporação”, aponta Venâncio.

 

O fruto dessas ações é a contínua transformação de políticas – isso está acontecendo em 65% do universo pesquisado. “Não vejo surpresas aqui; o mundo IoT exige que a cultura de segurança passe por mudanças e adaptações”.

 

A pesquisa da F5 mostrou, ainda, que 32% dos CISOs brasileiros disseram realizar o outsourcing de operações de segurança; essas pessoas valorizam essa opção e afirmam que isso não aumenta os riscos. 46% do total pesquisado, por outro lado, acreditam que os serviços terceirizados não apresentam o mesmo padrão de segurança dos processos internos da corporação usuária de TI.

 

E, finalmente, os CISOs brasileiros têm plena consciência de que a segurança de perímetro de rede não dá mais conta de proteger as pessoas, informações e processos das corporações. Embora 46% das empresas examinadas continuem com políticas de segurança focadas na rede, o futuro exige outra atitude.

 

Em até dois anos, dizem os CISOs, será ainda mais essencial proteger tanto as aplicações (31%) quanto os endpoints (26%) contra ataques digitais. “Esses índices retratam um mundo em transformação, em que os grandes investimentos em segurança de rede que definiram a face da TI das empresas infelizmente não dão mais conta da era do Ransomware, ataques DDoS, DNS, fishing, etc.”.

 

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Especialistas apontam que infraestrutura crítica segue como alvo essencial no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia...
Security Report | Overview

80% dos líderes corporativos se preocupam com segurança de dados na IA Generativa

Executivos admitem ausência de uma estrutura de governança; apenas 10% se sentem preparados para compliance regulatório...
Security Report | Overview

Fevereiro tem nova queda no número de fraudes no Brasil, aponta Serasa Experian

Security Report | Overview

IA Generativa expande alcance das campanhas cibercriminosas, aponta relatório

A Apura desenvolveu um novo reporte levantando os principais ataques cibernéticos envolvendo IA aplicados em 2023. De acordo com a...