SonicWall lança e-book sobre como avançar em direção à LGPD

Textos e gráficos ensinam o passo a passo de como empresas podem conquistar a maturidade organizacional e a conformidade à lei;

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A SonicWall anuncia o lançamento do e-book “Uma visão 360º sobre a LGPD – 6 passos para a privacidade de dados” e está disponível  para download gratuito. Obra desenvolvida no Brasil a partir da soma do conhecimento de três empresas – a SonicWall Brasil, a Melo Campos Advogados e a DM11 – esse guia explica, em 6 passos, a jornada em direção à conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Lei aprovada em 2018, a LGPD começará a ser fiscalizada em agosto de 2020. Quem não estiver alinhado com essa legislação de proteção de dados de pessoas (clientes e associados como parceiros e funcionários) poderá sofrer multas de até 2% de seu faturamento, contanto que não ultrapasse o teto de 50 milhões de reais.

 

Ao longo de 6 passos explicados por meio de textos e gráficos, a empresa parte do momento inicial (entender a lei e seu impacto sobre os negócios) e avança de forma integrada em direção ao passo final (definição de um comitê permanente de conformidade à LGPD e escolha do DPO, Data Protection Officer). “Nessa jornada, é fundamental compreender que o alinhamento à LGPD é um ciclo sem fim: enquanto houver tratamento de dados pessoais, haverá a necessidade de se trabalhar pessoas, processos e tecnologias para proteger, 24x7x365, esse ativo”, aponta Arley Brogiato, country manager da SonicWall Brasil e um dos autores do e-book.

 

Na visão de Brogiato, o mercado brasileiro tem recebido informações segmentadas, com ênfase ou em tecnologia, ou na área jurídica ou de processos. Outro desafio está sendo a disseminação de traduções para o português de guias de conformidade criados originalmente para a Europa (lei GDPR), obras divorciadas da cultura e realidade brasileiras. “Essas distorções podem levar as empresas a perderem tempo e dinheiro sem, no entanto, alcançarem a conformidade com a LGPD”.

 

Para Douglas Maia, CEO da DM11 e coautor da obra, o novo e-book esclarece ao mercado que, para atender a lei, é necessário estabelecer a tríplice aliança entre GRC (Governança, Riscos e Conformidades), a área jurídica e as disciplinas de tecnologia. “O projeto de conformidade à LGPD será vitorioso quando estiver alinhado ao negócio da empresa”, ensina. “A partir daí, a soma da inteligência da DM11 com a Melo Campos Advogados e a SonicWall Brasil irá mapear o caminho a ser seguido, indicando qual etapa deve ser resolvida por que área. Isso é fundamental para conquistar a maturidade de processos e a conformidade à lei”.

 

Ezequiel de Melo Campos Netto, sócio diretor da Melo Campos Advogados, destaca a abordagem integrada e multidisciplinar do ebook. “A visão 360º é a única que irá, de fato, propiciar a mudança da cultura corporativa, indo além de silos e de ações com pouca eficácia”. Neste contexto, Melo Campos Netto acredita ser essencial a participação dos gestores da empresa na jornada em direção à lei. “O conselho/alta administração da organização tem de ser o sponsor do projeto de alinhamento à LGPD; isso é fundamental para envolver todos os stakeholders e áreas, garantindo que os passos de transformação sejam dados de forma consistente”. O advogado Filipe Ribeiro é o terceiro autor do e-book.

 

Pontos ressaltados pelos autores do e-book “Uma visão 360º sobre a LGPD”:

 

– É fundamental ter uma visão mais ampla sobre o desafio trazido às empresas pela LGPD. Deve-se analisar a maturidade da empresa como um todo, estudando suas vulnerabilidades também como um todo;

 

–  É o tratamento de pessoas, processos e tecnologias que irá contribuir para a conquista da maturidade organizacional;

 

– Somente atender a letra fria da lei, investir em tecnologia ou desenvolver processos de forma separada não trará o resultado esperado;

 

– Outra armadilha é inverter a ordem do processo de transformação organizacional ou, então, tentar pular etapas;

 

– Nenhum fornecedor de tecnologia tem, dentro de casa, todas as soluções necessárias para suportar, por meio de controles automatizados, a conformidade com a LGPD;

 

– Mais do que ver a conformidade à LGPD como uma obrigação, vale a pena enxergar essa mudança como uma alavanca de crescimento dos negócios – o mercado global e local valoriza cada vez mais a privacidade de dados.

 

 

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