Protocolo WPA3 deve trazer mais segurança contra ataques em redes wi-fi

Novo padrão permite a criptografia individual da comunicação sem fio de dispositivos conectados, impede ataques man-in-the-middle e elimina falhas conhecidas do WPA2, como o ataque KRACK

Compartilhar:

A Wi-Fi Alliance, organização que promove e certifica a tecnologia wireless, anunciou o lançamento do novo protocolo de segurança WPA3. A ideia é que esse padrão de segurança possa eliminar as vulnerabilidades conhecidas e exploradas por cibercriminosos (como a KRACK, por exemplo).

 

O protocolo WPA, ou Wi-Fi Protected Access (acesso protegido sem fio), foi desenvolvido para autenticar dispositivos wireless usando o protocolo AES (Advanced Encryption Standard), que busca prevenir que hackers espionem os dados trafegados na rede.

 

Contudo, no final do ano passado, pesquisadores de segurança descobriram falhas no protocolo WPA2, chamada KRACK (Key Reinstallation Attack), que permitiu aos cibercriminosos interceptar, desencriptar e manipular o tráfego wi-fi.

 

O novo protocolo WPA3 deverá substituir o antigo, que já existe há mais de 15 anos e é utilizado por bilhões de dispositivos no mundo todo. Além disso, algumas melhorias deverão reforçar a segurança de redes sem fio.

 

Uma das novidades é a proteção contra ataques de força-bruta, ou seja, ataques que usam dicionários para tentar adivinhar a senha da rede e obter acesso não autorizado. Outra ferramenta é a implementação de privacidade avançada, que impede a utilização de dados trafegados para adivinhar a chave de criptografia.

 

Por fim, o novo protocolo também força a criptografia individual de cada dispositivo com o ponto de acesso (roteador), mitigando os ataques man-in-the-middle, e também deverá contar com uma ferramenta de pareamento automático chamada Wi-Fi Easy Connect, que funciona através da leitura de um código QR pelo smartphone e este enviará as informações de conexão diretamente ao dispositivo inteligente.

 

O protocolo WPA2 não deixará de funcionar, uma vez que o WPA3 levará muitos anos para ser adotado massivamente. Conforme a demanda aumenta, novos dispositivos vão exigir apenas esse tipo de protocolo para conexão wi-fi.

 

A Wi-Fi Alliance espera que o WPA3 se torna mais comum até o fim do ano que vem, quando aparelhos deverão levar o selo de certificação da organização.

 

* Com informações da Wi-Fi Aliance

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

EUA e Reino Unido movem sanções conjuntas em resposta a ciberataques chineses

Especialistas da Check Point Software analisaram os ataques do grupo de hackers APT31, afiliado ao Estado chinês, contra os governos...
Security Report | Overview

GSI publica resolução do primeiro encontro do Comitê de Cibersegurança

O Comitê organizado e administrado pelo GSI definiu tanto o regimento interno do conselho quanto dividiu as atribuições dos Grupos...
Security Report | Overview

Avanço das deepfakes movimenta indústria em favor da detecção com IA embarcada

Segundo pesquisa da Kaspersky, o número de golpes por fake news de produções digitais teve um aumento de 900% em...
Security Report | Overview

Ministério da Ciência e Tecnologia amplia programa de incentivo a pesquisas sobre IA

Iniciativa vai acelerar projetos nas áreas de Saúde, Agronegócio, Gestão Corporativa, Finanças, TI e Telecom; Energia e Sismologia, Segurança, Defesa...