Muffatão usa solução virtual da SonicWall para dar segurança real aos negócios  

Utilizando inicialmente Firewalls de Próxima Geração SonicWall no formato on-premises, a empresa buscou uma solução virtual – o SonicWall NSv 200 – que acompanhasse o crescimento de seus negócios

Compartilhar:

A SonicWall anuncia os resultados que o Muffatão conquistou com o uso da tecnologia SonicWall. Empresa familiar fundada há 55 anos, o Muffatão atua em diversos segmentos – um dos mais estratégicos é a rede de varejo com sede em Cascavel, Paraná, e unidades de atacado e distribuição espalhadas por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 1.000 funcionários. O centro digital da empresa é um data center localizado em Cascavel. Ao longo deste ano, a empresa tomou a decisão de mudar toda sua política de TI. Está migrando sua infraestrutura para um ambiente IaaS baseado em um data center de colocation; nessa trajetória, aproveitou para migrar o ambiente SonicWall – durante anos uma solução on-premises – para a versão virtual do firewall de próxima geração, o SonicWall NSv 200.

 

Os resultados desse avanço são claros para Elieber Giehl de Lima, gerente de TI do Muffatão. “Temos, hoje, uma capacidade de processamento oito vezes maior do que a anterior”. Trata-se de um ganho importante por causa do constante crescimento dos negócios do Muffatão – era essencial que a área de TI e Segurança conseguisse oferecer serviços elásticos, que acompanhassem a expansão da empresa sem que fosse necessário realizar upgrades do firewall de próxima geração em formato de appliance.

 

Todo o tráfego do Muffatão é criptografado – a nova estrutura virtualizada acelera a checagem desse fluxo. “Ganhamos velocidade para identificar, na nossa rede, ameaças disfarçadas”. A inteligência SonicWall tem colaborado para a organização bloquear ataques de phishing e ransomware. Em relação à conectividade segura entre a matriz e as operações remotas, a topologia NSv 200 no data center virtualizado e SonicWall SOHO (appliances físicos) nas lojas e atacados produziu resultados. “VPNs seguras garantem a conectividade de toda a nossa rede; conseguimos, também, otimizar o uso de links de Telecomunicações – não tivemos necessidade de contratar mais nenhum link MPLS depois da entrada em cena da tecnologia SonicWall”.

 

As conquistas de Elieber e seu time não terminam aí. Todos os servidores e alguns endpoints de usuários estratégicos ganharam a solução SonicWall Capture Client. “Esses agentes de segurança estão elevando a confiabilidade de servidores de missão crítica; a solução usa recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para ampliar a segurança desses endpoints – isso é feito de forma eficiente e sem nenhum impacto na performance de aplicações”.

 

E, finalmente, para conseguir visualizar tudo o que se passa em seu ambiente de segurança, o Muffatão utiliza a plataforma de gerenciamento SonicWall GMS (Global Management System). O GMS adiciona consistência e controle à operação de toda a solução. As informações fornecidas por essa plataforma colaboram, também, com o suporte às soluções SonicWall (virtuais e on-premises) em ação no Muffatão.

 

Para chegar a resultados como estes, a equipe de TI do Muffatão passou por duas fases de utilização da tecnologia SonicWall. Em 2017 entrou em cena a solução on-premises, baseada no SonicWall NSa 2600 e firewalls de próxima geração de menor porte instalados nas lojas e centros de distribuição do grupo. Tratava-se de uma resposta à demanda de mais segurança no ambiente de TI do Muffatão – que, antes, utilizava uma solução open source. O crescimento dos negócios, porém, acelerou a migração para uma solução virtual. Nesse momento foi realizada uma PoC (Prova de Conceito) para que o time de Elieber avaliasse como seria a interação com o NSv 200. “Já na fase da PoC percebemos as vantagens da solução virtual – houve um ganho imediato na capacidade de checagem das conexões SSL de nossa rede”, resume Elieber. Ficou claro, também, que a interface do NSv 200 era idêntica à do NSa 2600. “Não foi necessário treinar nossa equipe; a migração para o ambiente virtual foi transparente”.

 

A adesão ao NSv 200 explica-se, também, pela boa relação custo/benefício da oferta SonicWall em forma de serviços mensalizados. Segundo Elieber, a migração para o ambiente virtual se justifica, ainda, por evitar a necessidade de upgrades em appliances cada vez que o tráfego da rede aumentava de volume. “Eliminamos ciclos de troca e, agora, contamos com uma solução que acompanha a nossa demanda”.

 

Nessa jornada, o time de TI do Muffatão contou com o apoio da Uni-IT, parceiro de negócios da SonicWall Brasil. Os consultores dessa empresa atendem o Muffatão há cinco anos. “A equipe da Uni-IT traz segurança para a gente”, diz Elieber. “Somos bem atendidos por esse time; temos um relacionamento próximo e ágil com essa empresa”. A Uni-IT esteve envolvida em todas as etapas ligadas à implementação da tecnologia (on-premises e virtual) da SonicWall dentro do Muffatão.

 

Para Ricardo Kuntze, diretor técnico da Uni-IT, o projeto de segurança desenhado em conjunto com o time de TI do Muffatão é um dos mais arrojados do Brasil. “Essa empresa saiu na frente na adoção da inteligência SonicWall em forma de serviços; acredito que o principal objetivo desse projeto – suportar, com segurança, o crescimento dos negócios do Muffatão – foi plenamente atingido”. Na visão de Kuntze, merece destaque a cautela e a seriedade que o time de TI do Muffatão aplicou à migração do mundo on-premises para o virtual. “A decisão de contratar serviços de colocation em um data center externo foi muito bem embasada tanto do ponto de vista técnico como financeiro; a tecnologia SonicWall faz parte desse movimento de mudança”. Para outras empresas que buscam as vantagens da virtualização, Kuntze recomenda a realização de estudos que equacionem simultaneamente as demandas de infraestrutura de TI e telecomunicações e os desafios de segurança.

 

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

SEK anuncia aquisição da PROOF

Empresa adquirida é referência MDR (Managed Detection and Response), maior subsegmento de serviços do mercado de Segurança da Informação e...
Security Report | Overview

Compliance contra crimes financeiros atinge US$ 15 bilhões na América Latina

Estudo “O Real Custo do Compliance contra Crimes Financeiros – América Latina” revela que organizações priorizam a redução de custos...
Security Report | Overview

Cibercrime usa cadeia de infecção para disseminar malware de acesso remoto

Pesquisadores da Check Point Research identificaram um novo método de implantação do Trojan de Acesso Remoto (RAT) Remcos, contornando medidas...
Security Report | Overview

Hackers apostam em dispositivos maliciosos para expandir meios de ataque

O universo de gadgets hackers é bastante extenso, no entanto, alguns desses dispositivos podem causar mais do que uma dor...