Luta contra criptografia precisa de iniciativa global

França disse que serviços que usam tecnologia de encriptação, amplamente utilizados por extremistas para planejar ataques, devem ser combatidos em nível internacional

Por: Redação, ⌚ 12/08/2016 às 13h56 - Atualizado em 06/09/2016 às 14h22

A criptografia de mensagens, amplamente usada por extremistas para planejar ataques, precisa ser combatida em nível internacional, disse o ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve nesta quinta-feira, que deseja que a Alemanha o ajude a promover uma iniciativa global.

Ele se reunirá com o colega alemão, Thomas de Maiziere, em 23 de agosto e eles discutirão uma iniciativa europeia com o objetivo de lançar um plano de ação internacional, disse Cazaneuve.

O serviço de inteligência francês está lutando para interceptar mensagens de extremistas islâmicos que cada vez mais trocam as redes sociais mais conhecidas por serviços de mensagens criptografadas, com o próprio Estado Islâmico sendo um grande usuário, incluindo o Telegram.

“Muitas mensagens relacionadas à execução de ataques terroristas são enviadas usando a criptografia: é um problema central na luta contra o terrorismo”, disse Cazeneuve a repórteres após uma reunião do governo francês sobre segurança.

“A França fará propostas. Eu enviei várias delas ao meu colega alemão”, disse.

Cazeneuve não quis dizer se a França solicitará técnicas de descriptografia das operadoras de serviços.

* Com informações da Agência Reuters



Newsletter

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS