Kaspersky oferece treinamento de cibersegurança para cosmonautas

Com o intuito de garantir a proteção durante a exploração espacial, a empresa abordará os diferentes tipos de ameaças que podem comprometer os avanços desta indústria

Por: Redação, ⌚ 19/07/2019 às 12h58 - Atualizado em 19/07/2019 às 12h58

A Kaspersky firma parceria com o Centro de Treinamento e Pesquisa de Cosmonautas de Gagarin, localizado em Star City, onde cosmonautas de todo o mundo se preparam para ir ao espaço. A empresa realizará treinamento especial e disponibilizará especialistas para instruí-los sobre o atual cenário de cibersegurança.

A exploração do espaço é ativamente impulsionada pela tecnologia e é muito importante que a indústria permaneça protegida. Hoje, se um ciberataque pode causar danos extremos na vida de um usuário comum, ameaças semelhantes podem ser ainda mais devastadoras na indústria espacial. A Kaspersky conta com um treinamento no qual os especialistas da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) apresentam aos cosmonautas e profissionais do setor os fundamentos essenciais da cibersegurança e reforçam como eles podem explorar o espaço com segurança. Nele, o público aprende sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo os diferentes tipos de ciberameaças existentes na indústria espacial, o que os cibercriminosos estão mirando, assim como diferentes métodos de ciberataques.

O Centro de Treinamento de Pesquisa e Teste Cosmonauta Gagarin, que pertencente à empresa Roscosmos, é uma instalação de treinamento mundial, que colabora com agências espaciais de diferentes países como NASA (EUA), CSA (Canadá), ESA (Europa), JAXA (Japão) e outras. É neste centro que os cosmonautas concluem seu treinamento e realizam os exames finais antes de irem para o espaço.

“Estamos orgulhosos de apoiar este Centro que foi fundado na época do início da exploração espacial e que agora treina astronautas de todo o mundo. É muito empolgante para nós estarmos envolvidos no desenvolvimento do progresso científico – esse movimento incansável para frente (acima e além!) da humanidade”, diz Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky. “Em 2012, visitei o Centro de Treinamento de Cosmonautas de Gagarin para uma excursão e para aprender sobre os testes exclusivos que os astronautas realizam para prepará-los para viagens espaciais. É de fato uma instituição extraordinária – e vital – no campo da exploração espacial humana.”

O Centro Gagarin tem apoiado a exploração espacial tripulada por quase 60 anos. Esteve na vanguarda do primeiro voo espacial humano do mundo e supervisionou outras conquistas desde então – como o primeiro voo cosmonauta de mulheres, a primeira caminhada no espaço e voos regulares a bordo de estações espaciais. O Centro organiza a seleção, treinamento e exame médico dos cosmonautas, com uma infraestrutura única que é composta de vários simuladores. Estes aparelhos incluem a centrífuga do Centro e são um dos mais eficazes para testar as reações dos cosmonautas e sua tolerância a aceleração aumentada, que estão acima dos níveis testados na gravidade da Terra.

“Estamos muito satisfeitos por ter estabelecido uma parceria com um líder na área de segurança da informação”, enfatiza Pavel Vlasov, chefe do Centro de Treinamento e Pesquisa de Cosmonautas da Gagarin. “Estamos unidos pela singularidade, lutando para ser o primeiro e o melhor. Embora trabalhemos em vários campos, compartilhamos valores baseados na paixão por negócios próprios, inovações e o desejo de atingir metas estabelecidas. Tenho certeza de que o Centro de Treinamento de Cosmonautas de Gagarin será capaz de alcançar novos horizontes no fornecimento de programas espaciais tripulados com o apoio de uma empresa internacional como a Kaspersky”.

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS