F5 e Rakuten Mobile antecipam rede móvel nativa na nuvem, pronta para o 5G

F5 e Rakuten Mobile unem forças para gerar rede de alta velocidade capaz de monetizar, com segurança e performance, inovadoras aplicações 5G

Por: Redação, ⌚ 03/12/2019 às 18h25 - Atualizado em 03/12/2019 às 18h25

A F5 anunciou sua parceria com a Rakuten Mobile, a subsidiária para redes móveis do Rakuten Group. A Rakuten está se organizando para lançar a primeira rede móvel totalmente virtualizada e nativa na nuvem – um ambiente preparado para o 5G. A operadora vai utilizar a tecnologia de virtualização de funções de rede (NFV) da F5 para otimizar sua rede móvel e acelerar, em 2020, a entrega de serviços 5G.

“Após anos de preparação para o 5G, estamos vendo progressos. Merece destaque um provedor como a Rakuten, que já começa a implementar a infraestrutura necessária para transformar promessas em realidade”, disse Yuichi Gonda, Vice-presidente Regional da F5 Networks no Japão. “Com as soluções da F5 para operadoras, provedores de serviços como a Rakuten Mobile podem otimizar suas redes e monetizar novas soluções e aplicações 5G, além de assegurar uma segurança world-class para sua rede e os sistemas de seus assinantes.”

“Nossa visão é construir uma rede que inove à velocidade do software e escale à velocidade da nuvem. Isso é feito com uma cultura baseada em inovação técnica e operacional”, disse Tareq Amin, CTO da Rakuten Mobile. “Valendo-nos de tecnologia best-in-class e de parceiros como a F5, entregamos aos nossos clientes um serviço móvel de alta qualidade e boa relação custo-benefício.”

Por meio dessa parceria, a Rakuten Mobile está colaborando com a F5 para escalar e evoluir sua arquitetura de projeto de rede nativa na nuvem. A meta é ampliar a escalabilidade e a flexibilidade sem sacrificar o controle. A F5 forneceu uma solução N6/SGi-LAN completa, consistindo em CGNAT virtualizado, Firewall SGi, Cache DNS Transparente e Funções de Otimização de Tráfego IP. Essas soluções entregam serviços aprimorados de banda larga móvel (eMBB).

A inteligência NFV da F5 permite que a Rakuten Mobile tenha os seguintes ganhos:

·      Simplificar e otimizar a orquestração de serviços

 

·      Assegurar a disponibilidade, o desempenho e a segurança da aplicação

 

·      Ter liberdade e agilidade na implementação de serviços

 

·      Habilitar uma rede com maior taxa de transferência e baixa latência, e permitir a escalação de serviços de modo previsível
 

A rede pronta para o serviço 5G da Rakuten Mobile tira proveito de uma arquitetura acionada por software na nuvem. Essa arquitetura assegura estabilidade, escalabilidade e agilidade; outra vantagem é a eficaz administração dos custos e a entrega aos consumidores de uma conectividade segura e de alto desempenho.

Essa arquitetura virtualizada deverá transformar o panorama da indústria de telecom, não somente no Japão, mas também no resto do mundo.

Ainda 2019, a F5 anunciou várias soluções projetadas para permitir aos provedores de serviços o lançamento de serviços 5G. Essas ofertas capacitam os provedores de serviços a maximizar os investimentos em suas atuais redes 4G e, ao mesmo tempo, otimizar suas infraestruturas. Isso é feito com a escala necessária para implementar com segurança a rede 5G.



Newsletter

Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS