Dia dos Pais: proteja seus dispositivos móveis!

Apesar de todos os benefícios, como navegar na internet, checar o resultado do jogo de futebol, ver as notícias do dia e realizar transações financeiras, é importante estar consciente de todas as ameaças enfrentadas no dia a dia e estar protegido com uma boa solução de segurança

Compartilhar:

Os pais modernos estão cada vez mais conectados por meio de seus dispositivos móveis, que se tornaram aliados perfeitos para armazenar todos os momentos de sua “vida digital”, como arquivos, aplicativos, e-mails, mensagens, fotos e, claro, os vídeos gravados com amigos e familiares. Por isso, quando se chega perto de uma data especial, como o Dia dos Pais, os filhos pensam em presentear seus pais com dispositivos móveis para que possam aproveitar cada vez mais cada momento.

 

Apesar de todos os benefícios, como navegar na internet, checar o resultado do jogo de futebol, ver as notícias do dia e realizar transações financeiras, é importante estar consciente de todas as ameaças enfrentadas no dia a dia e estar protegido com uma boa solução de segurança.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab para apoiar a Campanha Anti-Malware para Dispositivos Móveis da Europol em 2016, apesar de 56% das pessoas acharem que seus equipamentos eletrônicos e notebooks precisarem de um software de segurança, apenas 42% pensam o mesmo sobre seus smartphones e tablets. Além disso, um em cada cinco (21%) usuários não estão cientes do que é malware para dispositivos móveis.

 

Em alguns casos, a proteção de dados armazenados em dispositivos móveis se limita ao uso de senhas: 81% das pessoas tem senhas de acesso em computadores e 81% protegem seus smartphones da mesma maneira.

 

Estes resultados evidenciam uma situação preocupante e, apesar das senhas evitarem que o dispositivo físico seja utilizado por outras pessoas, elas não oferecem proteção contra malware, fraude ou ataques de phishing que possam comprometer o aparelho sem que os usuários percebam.

 

“Não há como negar que tanto celulares como tablets e laptops são uma parte relevante de nossas vidas. Não só permitem guardar informações, mas também podem acessar internet banking, e-mails, fotos, redes sociais, entre outros, sendo importantes meios de comunicação com os nossos entes queridos”, diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “Está evidente que a metade dos dispositivos móveis do mundo não estão protegidos contra as ciberameaças. Por isso, não proteger estes aparelhos não é uma opção, já que queremos preservar o que mais nos importa”, completa o analista.

 

Para manter os smartphones e tablets dos papais seguros, eis algumas dicas:

 

Bloqueio com senha

 

Para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua lista de contatos, fotos, apps, e-mails, é importante bloquear o aparelho com uma senha. Com essa simples ação, você poderá controlar o que os outros veem se perder seu telefone.

 

Evitar Wi-Fi público

 

Apesar dos smartphones nos manter conectados enquanto estamos em um restaurante ou estádio de futebol, os cibercriminosos podem interceptar e controlar facilmente toda a informação que está sendo enviada por meio das redes públicas de Wi-Fi – o que pode incluir o número da sua conta do banco ou cartão de crédito. Além de ter uma proteção em seu celular para que não ser vítima, evite utilizar redes públicas de Wi-Fi e desabilite a conexão Wi-Fi do smartphone quando estiverem longe da sua rede doméstica. A maioria dos smartphones tentará se conectar automaticamente quando detectam um sinal de Wi-Fi, então desabilitar esse recurso manterá os dados do seu celular ou tablet seguro.

 

Proteja seus dispositivos

 

Qualquer dispositivo móvel que é utilizado para se conectar à internet deverá ter um software de segurança instalado e atualizado. Ele protegerá contra apps e sites fraudulentos, mantendo a privacidade do usuário graças aos recursos como filtro de texto e chamada antirroubo, que garantirá a segurança dos dados do usuário se dispositivo for perdido ou roubado.

 

Cuidado ao baixar apps

 

Crianças muitas vezes utilizam os dispositivos para se distraírem. Baixam jogos que, aparentemente, são inofensivos para passar o tempo. Porém, você realmente checou se o app foi baixado de uma loja oficial? Para se proteger, apenas faça download de fontes confiáveis, como a Apple App Store e Google Play.

 

Seja cauteloso

 

As fraudes online podem aparecer de vários jeitos – por meio de e-mails ou redes sociais – e as vezes pedem dados pessoais. Por isso, nunca baixe arquivos estranhos ou clique em links suspeitos, além de nunca acreditar em mensagens com erros de português. Outra dica importante é checar o endereço que te enviou o e-mail também uma dica importante. Se você acha que a mensagem que recebeu é real, cheque a informação. Expressões como “seu e-mail foi selecionado” ou “seu e-mail ganhou” são sinais de que a mensagem é uma fraude.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Deepfakes: Como validar as vídeochamadas para escapar de golpes?

Especialistas da Check Point Software indicam dicas e truques, principalmente aos funcionários, que podem ser usados para verificar se as...
Security Report | Overview

Operadoras de seguro cibernético aprimoram cálculo de risco com IA

A análise de risco cibernético de uma empresa no momento de contratar um seguro Cyber é mais um dos casos...
Security Report | Overview

PMEs são alvos de 1.200 ataques cibernéticos por semana, estimam vendors

Setores de varejo e atacado e consultoria tiveram aumentos significativos em relação ao ano anterior, com acréscimo de mais de...
Security Report | Overview

Ransomware Cactus mira ataques a varejistas e setor financeiro, aponta pesquisa

Novo boletim publicado pela ISH com mais informações sobre o grupo indica que o grupo cibercriminosos é conhecido por utilizar...