Cupom falso do McDonald’s atinge mais de 100 mil brasileiros em menos de 24h

Rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas

Por: Redação, ⌚ 16/06/2017 às 17h30 - Atualizado em 16/06/2017 às 17h30

Uma falsa promoção prometendo um cupom no valor de R$70 na rede de restaurantes McDonald’s é a nova armadilha aplicada por hackers no mundo digital para enganar usuários e causar prejuízo financeiros. De acordo com a PSafe, o golpe está sendo compartilhado via WhatsApp e já afetou mais de 100 mil pessoas em menos de 24h.

 

Segundo especialistas da companhia, a rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.

 

Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

 

Para enganar uma maior quantidade de pessoas, os cibercriminosos tiveram o cuidado de desenvolver o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da rede de lanchonetes. Desta maneira, fica mais difícil o usuário perceber que se trata de uma falsa promessa.

 

Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. “Essa iniciativa adotada pelos hackers visa dificultar a identificação e bloqueio da armadilha” comenta Emilio Simone, gerente de Segurança da PSafe.

 



Newsletter

Graça Sermoud
Marcos Semola
Ronaldo Hayashi
Joaquim Garcia

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS