Como identificar golpes no WhatsApp?

Promoções muito chamativas ou oferecendo produtos de graça, URLs desconhecidas ou com caracteres diferentes podem confundir usuários e abrir brecha para roubo de dados

Por: Redação, ⌚ 13/04/2018 às 10h41 - Atualizado em 13/04/2018 às 10h41

Você já recebeu algum link no WhatsApp e se perguntou se a oferta não era boa demais para ser verdade? Promoções e produtos gratuitos podem aparecer em seu aplicativo, mas todo cuidado é pouco: pode ser uma farsa.

 

Veja como evitar esses golpes e proteger melhor suas informações pessoais:

 

Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe!

 

Se a promoção é muito chamativa ou estão oferecendo ótimos produtos de graça, provavelmente é uma farsa. Recentemente, um link foi enviado via WhatsApp nos EUA dizendo que uma grande companhia aérea estava dando passagens de graça – este é o primeiro alerta.

 

Preste muita atenção aos detalhes

 

Às vezes, um link pode parecer legítimo porque a URL é semelhante ao do site da empresa. Criminosos usam caracteres fora do alfabeto romano (A à Z), mas que parecem ser, para confundir os usuários. Em alguns casos, é possível ver um ponto extra no meio da URL, evidenciando que o caminho é falso.

 

Verifique com o remetente

 

Se um link aparecer em uma conversa sem qualquer contexto, seja cauteloso. É possível que o outro celular esteja comprometido e enviando links falsos para os contatos.

 

Use serviços de segurança móvel

 

A melhor maneira de proteger informações privadas no celular é a combinação de um serviço de segurança móvel e boas práticas para reconhecer um link falso quando ver um.

 



Newsletter

Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues
Rangel Rodrigues

/ VEJA TAMBÉM



/ COMENTÁRIOS