Behavior Analytics protege Fintechs

Solução busca ampliar proteção das startups voltadas ao crédito, empréstimos e financiamentos para pessoas físicas através de análise de transações, cálculos de informações coletadas e alertas de ataques

Por: Redação, ⌚ 12/12/2017 às 17h12 - Atualizado em 12/12/2017 às 17h12

A ClearSale anunciou o lançamento do Fintech Fraud Radar, solução específica para fintechs. Com isso, a empresa amplia sua atuação no mercado financeiro e atenderá, a partir de agora, essas startups que oferecem cartões de crédito, empréstimos e financiamentos para pessoas físicas.

 

Gilmar Hansen, diretor de Produtos da ClearSale, explica que o segmento das fintechs deve crescer nos próximos anos, principalmente por ser uma oportunidade alternativa de crédito para quase 1/3 da população brasileira que não possui conta em banco. Além disso, a nova solução busca tornar todo o ecossistema das fintechs mais seguro uma vez que, por estar 100% online, está mais sujeito às fraudes.

 

“Muitas vezes, para prevenir fraudes, as fintechs acabam por burocratizar seus processos, indo no caminho contrário à proposta do próprio negócio. A demanda excessiva por dados e documentos de cada indivíduo tem o objetivo de confirmar a identidade, mas pode gerar morosidade, resultando em desistências. Nesse cenário, criamos um produto para facilitar o procedimento”, conta o executivo.

 

Para estruturar o Fintech Fraud Radar, a ClearSale, responsável por analisar as transações de 85% do e-commerce brasileiro, utilizou seu próprio banco de dados para criar o score de mercado, agregando dois novos componentes – Radar Ativo do Mercado e Behavior Analytics. O Radar Ativo do Mercado traz 10 reports, que podem ser positivos ou negativos, e alertas de ataques, que fornecem informações estratégicas para uma análise mais aprofundada da proposta. Já o Behavior Analytics (composto por Fingerprint, Mapper e Profiler), melhora a experiência do usuário por meio de variáveis coletadas através do dispositivo que está sendo usado, sem causar fricção para o cliente. O combinado dessas informações é calculado por um modelo estatístico, recalibrado dinamicamente por meio de Machine Learning.

 

O score do Fintech Fraud Radar é composto pelo cálculo das informações coletadas pelos reports e alertas de ataques, e é mais um insumo para a identificação da fraude, a fim de ajudar na decisão de concessão de crédito. “As vítimas de fraude, na maioria das vezes, não possuem conhecimento sobre o uso de seus dados por um terceiro de má fé e acabam descobrindo quando precisam de um financiamento, por exemplo. Por isso, é essencial que as fintechs tenham um conjunto maior de informações, que permita uma tomada de decisão assertiva, resultando em mais proteção para todo o mercado”, completa Hansen.

 

O Fintech Fraud Radar tem o intuito de fornecer informações além do score, com o cuidado para manter a experiência do usuário, que é um dos principais diferenciais para as fintechs, e a segurança necessária para analisar os pedidos dos novos clientes. Com o uso de tecnologia, essas startups oferecem serviços financeiros de maneira mais acessível, contando com parceiros estratégicos para trazer uma melhor experiência, agilidade e segurança para o usuário.

 



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