Ativistas e jornalistas acusam governo do México de espionagem

Queixa foi feita na Procuradoria-Geral por nove pessoas, depois que reportagem do New York Times informou que alguns deles tinham sido espionados por um software conhecido como Pegasus

Compartilhar:

Ativistas, defensores dos direitos humanos e jornalistas do México apresentaram uma queixa criminal, na segunda-feira (19), após relatos de que seus telefones celulares tinham sido infectados com um software de espionagem vendido para o governo mexicano para combater criminosos e terroristas.

 

A queixa foi feita na Procuradoria-Geral por nove pessoas depois que uma reportagem do jornal New York Times informou que alguns deles tinham sido espionados por um software conhecido como Pegasus, que a companhia israelense NSO Group vendeu para o governo do México.

 

Citando a informação de um grupo de pesquisa que investigou a suposta espionagem, a queixa diz que a Procuradoria-Geral e o Ministério de Defesa estão entre as organizações do governo que compraram o software.

 

Entre os que afirmam ser alvo do software estão Carmen Aristegui, uma jornalista que ajudou a revelar em 2014 que a esposa do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, tinha comprado uma casa de uma importante empreiteira do governo, e Carlos Loret de Mola, um jornalista da Televisa, principal emissora de televisão do país.

 

Daniel Millan, porta-voz do gabinete de Peña Nieto, emitiu um comunicado afirmando que não há nenhuma prova de que o governo do México seja responsável pela espionagem descrita na reportagem do New York Times.

 

“Nós reprovamos qualquer tentativa de violar o direito à privacidade de qualquer pessoa”, disse o comunicado.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

90% dos ataques a empresas começam com um e-mail de phishing, alerta estudo

Em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails e a previsão é que esse número cresça até 17,8%...
Security Report | Overview

Veeam conclui aquisição da empresa de resposta à incidentes Coveware

A Coveware by Veeam seguirá trazendo serviços de resposta a incidentes de extorsão cibernética e preparação proativa de empresas para...
Security Report | Overview

Terceirzados se consolidam como brecha eficaz de ataque, aponta vendor

Trabalho conjunto e rapidez na detecção de ameaças são fundamentais para resposta eficaz...
Security Report | Overview

Especialistas apontam que infraestrutura crítica segue como alvo essencial no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia...