Ameaça controla webcam, microfone e faz captura de telas

InvisiMole ainda possui capacidade de permanecer oculto e operar em computadores por um período mínimo de cinco anos

Compartilhar:

Uma investigação sobre a ferramenta de ciberespionagem InvisiMole revela que o malware é capaz de controlar a webcam e o microfone do computador infectado, além de tirar fotos, entre outras funções. A ameaça foi detectada pela ESET em computadores localizados na Ucrânia e na Rússia.

 

De acordo com a pesquisa, o InvisiMole é um malware que possui múltiplas funções, como o controle a webcam e do microfone do computador infectado. Isso permite que os atacantes tirem fotos do que está acontecendo no ambiente onde o computador está, bem como gravar o som ambiente.

 

Além disso, faz capturas de tela de cada uma das janelas abertas, independentemente de estarem ou não sobrepostas, e monitora todas as unidades rígidas ou removíveis. Dessa forma, quando um pendrive ou disco é inserido, o malware cria uma lista dos nomes de cada um dos arquivos e os armazena em um único arquivo criptografado.

 

Outro aspecto que permite dimensionar a complexidade desse spyware é sua capacidade de permanecer oculto e operar em computadores por um período mínimo de cinco anos. Durante esse tempo, ele pode capturar telas e gravar tudo o que acontece no escritório ou ambiente onde cada um dos computadores infectados está localizado.

 

Suas funcionalidades de backdoor (tipo de Trojan que permite acesso e controle remoto ao sistema infectado sem o conhecimento do usuário) permitem ao invasor coletar grandes volumes de informações. A ameaça também coleta dados do sistema, processos ativos, velocidade de conexão à internet, redes sem fio ativadas no computador infectado e informações sobre suas contas e senhas.

 

Os cibercriminosos que utilizam o InvisiMole também podem dar instruções e criar filtros para procurar arquivos específicos, tais como documentos que foram abertos recentemente, abri-los e fazer alterações neles. E para evitar qualquer tipo de suspeita, modifica as datas do último acesso ou da alteração mais recente nos documentos.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD aprova o Regulamento de Comunicação de Incidente de Segurança

Resolução do Conselho Diretor foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (26)...
Security Report | Overview

Mais de 10 mil ciberataques em 2023 miraram empresas de utilities

A Redbelt Security identificou crescimento dos golpes cibernéticos nestas companhias (mais de 10 mil só em 2023) devido ao grande...
Security Report | Overview

Empresas levam mais de 6 meses para preencher vagas seniôres em SI

Pesquisa da Kaspersky revela que falta de experiência, custo de contratação e a rápida evolução tecnológica são os principais desafios...
Security Report | Overview

Deepfakes devem puxar investimentos em Cyber superiores a 40% por ano

Golpes como o uso da imagem de William Bonner para anunciar indenização para vítimas de vazamento de dados do Serasa...